Celebração periférica

por Redação

O sarau da Cooperifa, criado por Sérgio Vaz, completa nove anos amanhã com festa e poesia

Em outubro de 2001, num bar do Taboão da Serra, Grande São Paulo, da ação de amigos amantes da palavra e da boemia, nascia o Sarau da Cooperifa. Até aí, tudo bem. O que estes amigos, tendo como porta-voz o artivista cultural Sérgio Vaz, é que, passados exatamente 9 anos, a  Cooperifa tenha se tornado referência em ação cultural na periferia, servindo de exemplo para diversas outras iniciativas em São Paulo e Brasil afora.

Todas as quartas, faça chuva ou tenha jogo da seleção, o sarau acontece no Bar do Zé Batidão, em uma quebrada muito especial da Zona Sul de São Paulo. A celebração da palavra e da comunidade chega a reunir mais de 300 pessoas, que se espalham pela área do Zé Batidão e na praça adjacente.
 
O sarau, festeiro e aguerrido (“Punhos cerrados e um sorriso no rosto” é um dos conhecidos versos de Sérgio Vaz), estabeleceu algumas datas importantes em seu calendário, como a Chuva de Livros (neste ano foram distribuídos mais de 700 livros e mil revistas), “Natal com Livros”, “Poesia No Ar” (onde balões de gás espalham poesias por toda a cidade), o “Ajoelhaço” (onde os homens pedem perdão para as mulheres no Dia Internacional da Mulher) entre outras datas. O Sarau também acontece em outros espaços, como o “Sarau Nas Escolas” e o “Sarau na Fundação Casa”. 

Da poesia, chegou-se ao cinema e, todas as segunda-feiras, na laje do mesmo Zé Batidão, são exibidos filmes no Cinema na Laje. E há ainda a Mostra Cultural da Periferia, articulada pela Cooperifa em parceria com outras organizações e instituições. Além disso, mais de 50 livros tiveram sua noite de lançamento realizada dentro do Sarau da Cooperifa. 

Como registro histórico, há  a coletânea "Rastilho da Pólvora", com 53 poetas da Cooperifa, de 2004, e o CD de poesias com 26 autores. Em novembro, será lançado o primeiro número da revista da Cooperifa.
 
Tendo em vista todos esses números, nos parece justo comemorar os 9 anos do Sarau. A partir das 20h30 da próxima quarta-feira, 20 de outubro de 2010, uma noite de celebração e respeito pela comunidade e a palavra falada (“O silêncio é uma prece”), porque "O Sarau da Cooperifa é quando a poesia desce do pedestal e beija os pés da comunidade." como diria o poeta Sérgio Vaz e contamos com a sua presença.

Vai lá: Comemoração dos 9 Anos do sarau da Cooperifa
Quando: 20 de outubro de 2010 . A partir das 20h30.
Onde: Bar do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Jd. Guarujá
Periferia - SP
Quanto: Gratuito
Info: 011. 58917403/ 72074748

fechar