GOL é a primeira empresa no Brasil a utilizar procedimento que reduz o consumo de combustível

por Redação

Por Aline Ferreira
A GOL é a primeira companhia aérea brasileira a utilizar RNP-AR-Approach (Performance de Navegação Requerida), que reduz o ruído, diminui o tempo de viagem, economiza combustível e, consequentemente, a emissão de gases poluentes na atmosfera. 
No início de maio, a companhia realizou o voo de validação operacional e obteve autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar procedimentos RNP-AR-Approach desenhados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O projeto, de iniciativa do DECEA, teve início em maio de 2011 com a contratação da GE Aviation PBN Services pela GOL para consultoria, visando a obtenção de autorização da ANAC para operar procedimentos RNP-AR-Approach. Durante o projeto a GOL cedeu, por duas vezes, uma aeronave e tripulantes para a realização de voos-testes dos procedimentos RNP-AR, o que resultou na homologação de duas cabeceiras do aeroporto Santos Dumont. 
A utilização do RNP-AR trará benefícios para a aviação civil em geral. Segundo Carlos Pellegrino, Diretor da ANAC, o modelo obteve resultados efetivosem aeroportos ao redor do mundo. “Para o Brasil essa será uma data lembrada como um grande passo na aviação nacional”, aposta Pellegrino. Já o tenente-brigadeiro do ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, diretor-geral do DECEA, destaca a iniciativa “de organizações públicas e privadas desenvolverem um projeto em parceria para o benefício de muitos”.
A Performance de Navegação Requerida permite a otimização do espaço aéreo por meio de trajetórias mais precisas, sem depender de sinais terrestres de radionavegação. Essa precisão torna possível o pouso em condições meteorológicas que, normalmente, poderiam obrigar aeronaves a aguardar para pouso, desviar para outros aeroportos, ou mesmo a empresa a cancelar voos antes da partida. 
A exatidão e confiabilidade da RNP ajudam, também, os controladores de tráfego aéreo a diminuir os atrasos dos voos e aliviar os congestionamentos. “Com o procedimento RNP-AR, o comandante realiza uma trajetória de aproximação mais precisa e constante, diminuindo os mínimos operacionais (teto) de 1.500 pés para 300 pés. Isso proporciona melhor condição para a visualização da pista, o que garante um pouso ainda mais seguro e confortável”, explica Adalberto Bogsan, vice-presidente técnico da GOL.

 

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