Tpm / Arte

por Natacha Cortêz

Na mostra da designer Roberta Cardoso, entre pratos e bandejas, 60 peças pintadas à mão

A partir desta terça-feira, 3 de setembro, a Galeria Nacional, na cidade de São Paulo, abriga a mostra “Prataria”, da designer paulista Roberta Cardoso, 34.  

Em "Prataria", Roberta apresenta um trabalho artesanal, em que utiliza técnicas variadas de pintura e colagem de decalques em pratos e bandejas de porcelana. No total, são 60 peças garimpadas em lojas especializadas e feiras de antiguidades. O resultado é uma série que mistura grafismo, cores em tons pastel e filetes dourados. A exposição fica até o dia 21 de setembro.

Para a Tpm, a designer contou um pouco de seu trabalho. 

Por que vc escolheu pintar as porcelanas? 
Trabalho com design gráfico e direção de arte para moda desde 2002. Estava sentindo falta de desenvolver um trabalho manual, de mexer com tinta, algo mais livre, sem briefing. Uma amiga dá aulas de pintura em porcelanas e no ano passado achei que o curso seria perfeito para o que eu estava buscando. Sempre gostei de decoração e a porcelana pode ser explorada de muitas maneiras, tanto nas formas como nas técnicas a serem aplicadas sobre ela. E ainda tem a questão a maioria dos pratos são usados. Gosto de saber que estou dando um novo uso para uma peça esquecida.

Quais foram as principais referências pra criar a série "Prataria"? 
Sou uma pessoa super visual e observadora, até pela minha profissão. Naturalmente a pesquisa visual faz parte do meu dia-a-dia. O ponto de partida para essa coleção foi a imagem de um vulcão. Criei diversos vulcões, uns mais figurativos e outros mais gráficos e geométricos. Gosto da mistura do gráfico com o orgânico. O vulcão para mim representa o amor, a intensidade, a grandiosidade da natureza, que é a maior das inspirações. E depois outras formas foram surgindo: os elefantes, os olhos, as folhas, coisas que gosto. E muitas vezes a própria forma da porcelana (da bandeja, do prato) me sugerem o que fazer com ela. Se o prato já tem um desenho, um friso, crio algo a partir disso.


Vai lá:
“Prataria”, de Roberta Cardoso
Quando? de 3 a 21 de setembro. Das 10h às 19h, de segunda-feira a sábado
Onde? Rua Barão de Capanema, 208, Jardins, São Paulo - SP
Informações: (11) 3063-5731 / www.galerianacional.com.br

matérias relacionadas