Dos limões, uma boa limonada

Quatro sugestões pra fazer um suco de limão diferente e refrescante

Já ouviu aquela frase “Quando a vida lhe dá limões... faça uma limonada”? Pois eu sempre achei muito Martha Stewart dos maus bocados. A versão “...espirre nos olhos dos outros” sempre me pareceu mais interessante e verdadeiramente azeda. Ou pelo menos é mais do meu feitio, hahaha.

Mas quando o assunto não é como tocar a sua vida e sim o que fazer na cozinha... a frase original toma outro sentido: porque eu adoro limonada. É o suco perfeito para preguiçosas e extremamente refrescante.

Mas além da rápida versão espremida ou da mais encorpada e conhecida limonada suíça – na qual os limões Tahitis são batidos rapidamente no liquificador com casca – o suco pode ganhar outros sabores bem interessantes. 

Abaixo eu listei algumas variações que costumo fazer em casa:

Limonada cor-de-rosa: Eu gosto de juntar blueberries ao suco de limão e bater no liquidificador com bastante gelo e açúcar. Você pode também usar a fruta vermelha de sua preferência ou outros sucos prontos, como o de cranberry ou romã.

Limonada árabe: Esprema o suco de limão, adicione água e açúcar a gosto. Termine com uma colher de chá de água de flor de laranjeira ou água de rosas. Se quiser também colocar folhas de hortelã.

Limonada italiana: Esprema o suco de limões Tahiti com limões sicilianos, acrescente açúcar e água com gás.

Sherbet de limão indiano: Um pouquinho mais complexo que os outros, mas bem interessante. Leve ao fogo baixo 1 xícara de água + 2/3 xícara de açúcar até que esta esteja totalmente dissolvida. Deixe esfriar e então junte uma xícara de suco de limão Tahiti. Essa redução, que você pode guardar na geladeira, serve como base para sucos. Basta juntar 10 xícaras de água, uma colher de café de sal (isso mesmo) e bastante gelo. Se quiser uma versão mais exótica (ainda), acrescente uma pitada de sementes de cardamomo.

(*) Gabriela Sampaio Fergusson é jornalista e redatora especializada em gastronomia. Mantém o tumblr Céu da Boca ceudaboca.tumblr.com. No Twitter: @gabisampaio

fechar