por Luiz Filipe Tavares

Fotógrafo suíço brinca com a obsessão por organização em série complexa e divertida

Transtorno obsessivo compulsivo não é nada engraçado. Mas a mania de organização do fotógrafo e comediante suíço Ursus Wehrli rendeu uma série divertidíssima e complexa de imagens que acabaram virando o livro The Art of Clean Up (ou "A arte da limpeza", em tradução livre), segundo trabalho do artista sobre organização. O primeiro foi More Tidying Up Art, onde ele brincou de rearranjar obras de pintores renomados como Chagall, Seraut, Paul Klee e até Jackson Pollock.

Sempre usando objetos do cotidiano, Ursus encontra soluções simples e diretas para organizar cada uma das suas cenas. Apesar de parecer apenas uma brincadeira, o trabalho do suiço também é uma mão na roda para entender um pouco melhor a visualização digital de dados, tão importante na era da internet e cada vez mais relevante para qualquer pessoa interessada em design e comunicação visual.

Na galeria no alto da página você vê alguns dos destaques do segundo livro de Wehrli. No player abaixo, rola um making of de uma das imagens mais legais presentes em The Art of Clean Up.

(Via @betomacedo)

fechar