Planetário musical

por Luiz Filipe Tavares

Aplicativo para iPad que transforma sua biblioteca musical em uma complexa galáxia

Os designers da Bloom revolucionaram os sistemas de biblioteca musical com o lançamento de Planetary, um aplicativo exclusivo para iPad que transforma sua lista de músicas em uma imensa galáxia em três dimensões. Só os screenshots do programa já são de cair o queixo e as funcionalidades multi-toque permitem uma navegação fácil e o aproveitamento total da beleza gráfica deste aplicativo.

Em Planetary, a organização das músicas é a seguinte: Cada artista em sua biblioteca é convertido em uma estrela. Ao redor de cada estrela, orbitam planetas que representam cada disco deste artista. Então, por exemplo, se você tem os discos da Amy Winehouse no seu iPad, o app criará uma estrela com o nome de Amy que terá dois planetas à sua volta: Back to Black e Frank. Ao redor de cada planeta orbitam uma série de satélites, cada um equivalente a uma música do disco, com órbitas descritas de acordo com a duração da música. Quanto mais curta é a faixa, mais curta é a órbita ao redor do planeta, ou disco.

Na apresentação oficial do app, a Bloom afirma que "Planetary é uma maneira totalmente nova e deslumbrante de explorar sua coleção musical, disponível exclusivamente para iPad. Com ele é possível voar por um universo 3D criado dinamicamente das informações sobre os artistas que você mais gosta. Viste planetas que representam seus discos favoritos e controle o playback das músicas no seu iPad navegando e escolhendo objetos astronômicos."

O programa ainda traz um organizador alfabético que funciona como um instrumento de navegação espacial. Selecionando a primeira letra do nome do artista que você está procurando, a ferramenta planifica o ambiente 3D como se fosse um mapa astral, possibilitanto a localização imediata das estrelas, ou bandas, procuradas pelo usuário.

E o o preço? Planetary está disponível para download gratuito no site da Bloom. Se você tem um iPad, basta clicar aqui e ir direto para a página de download do app. Na galeria abaixo você vê alguns screenshots do programa em funcionamento.

Vai lá: www.planetary.bloom.io

(via Laughing Squid)

fechar