play

Encontrando Vivian Maier

por Luiz Filipe Tavares

A história da babá que tirou mais de 100 mil fotos em segredo vai virar documentário; veja o trailer

A fotógrafa amadora americana Vivian Maier ganhará até o final do ano uma nova luz sobre sua obscura vida e carreira. Babá em Chicago entre 1956 e 1999, ela tirou mais de 100 mil fotografias em segredo com sua câmera Rolleiflex 2.8F TLR. Muito reservada e misteriosa, ela passou a vida toda sem contar a ninguém sobre seu interesse por fotografia. Sua paixão só foi descoberta por acaso em 2007, quando o colecionador de arte John Maloof comprou sem saber 30 mil negativos da fotógrafa, então anônimos, em um leilão na cidade de Chicago.

Em mais um passo para tentar desvendar essa figura quase mística da fotografia americana, Maloof está filmando o documentário Finding Vivian Maier, que já está em estágio avançado de produção. O filme entrevista amigos próximos à fotógrafa, famílias para quem ela trabalhou como babá e grandes figuras da arte e da fotografia do hemisfério norte. Através dessas pistas, o diretor tenta descobrir quais são as respostas para os mistérios que circulam a vida dessa artísta tão única e incomum.

Depois de sua morte, Maier virou figura célebre entre amantes da fotografia de todo mundo. Com exposições nos maiores mercados da arte mundial, ela é considerada uma das grandes fotógrafas de rua de todos os tempos e tem um enorme acervo de fotografias que mostram a vida nas ruas de Chicago e Nova York nos anos 50 e 60.

Veja o trailer do documentário no player abaixo.

Vai lá: www.vivianmaier.com

fechar