Reinventando São Paulo

por Nyle Ferrari

Concurso promoverá histórias que reflitam sobre as inquietações urbanas e a vida na cidade de São Paulo

Quem vive em ou passa por São Paulo não escapa de pensar nos problemas da cidade, mas que história você contaria para reinventar a cidade? É com essa pergunta que a Academia de Filmes e o Arq.Futuro lançam o concurso #INQUIETAÇÕES_SP, cujo intuito é estimular a criação de histórias que reverberem e multipliquem o debate sobre as possibilidades de transformação urbana.

Os participantes poderão escrever até cinco histórias de ficção que respondam à pergunta do #INQUIETAÇÕES_SP: “Que história você contaria para reinventar São Paulo?”. Como complemento, será possível enviar referências artísticas - como fotos, vídeos, ilustrações. 

Para inspirar histórias e fomentar o debate, o concurso expõe algumas inquietações que refletem sobre o significado de habitar o ambiente urbano: onde começa e termina a sua cidade? Como ocupar seus vazios? Em que São Paulo você gostaria de viver? Abordar essas questões não é obrigatório, mas pode render excelentes ideias. 

Em parceria com o YouTube Space, o #INQUIETAÇÕES_SP também trará uma plataforma de discussão multimídia com a presença de artistas, arquitetos, gestores e representantes da sociedade civil para falar de suas inquietações com a cidade onde vivem. Os debates serão transmitidos ao vivo pelo canal Inquietacoes_SP no YouTube.

Quem organiza

Fundado em 2011, o Arq.Futuro é uma plataforma de discussão que busca democratizar a informação sobre temas urbanos e contribuir para uma melhora na vida nas cidades brasileiras. Produzindo conteúdo audiovisual de entretenimento desde 1996, a Academia de Filmes procura levar cultura e interatividade para as telas.

Entre as produções assinadas pela Academia de Filmes, destaca-se “EvoÉ! Retrato de um Antropófago” (2011), documentário sobre a vida José Celso Martinez, e o filme “Infância Clandestina” (2011), indicado pela Argentina para concorrer ao Oscar.

YouTube Space

Nos dias 1 e 8 de setembro, o #INQUIETAÇÕES_SP promoverá encontros para discutir sobre os problemas da cidade de São Paulo e as perspectivas de melhoria da qualidade de vida urbana, contando com a presenta de diversos artistas, ativistas e arquitetos. Através da hashtag #INQUIETACOES_SP, internautas poderão enviar perguntas para os participantes durante a tramissão. 

Participantes confirmados:

1 de setembro

Iberê Thenório, jornalista e apresentador dos vídeos do Manual do Mundo

Marcelo Jeneci, cantor e compositor

Stela Goldenstein, geógrafa e fundadora da OSCIP Águas Claras do Rio Pinheiros

Johnny Borges, gestor cultural da Fábrica de Cultura do Capão Redondo, advogado e professor de política pública em Etec, ex-aluno do Instituto Criar 

Guto Requena, arquiteto, designer e colunista da Folha de S. Paulo

Marcos de Souza e Ricky Ribeiro, coordenadores do portal Mobilize

8 de setembro
 
Pedro HMC, Felipe Abe e Nelson Sheep, fundadores do canal do YouTube Põe na Roda

Wellington Nogueira, fundador da ONG Doutores da Alegria

Cláudia Jaguaribe, fotógrafa

Djamila Ribeiro, filósofa e autora da coluna Escritório Feminista da Carta Capital

Lurdez da Luz, rapper e cantora paulista

Facundo Guerra, empresário e agitador cultural

Vai lá:

#INQUIETAÇÕES_SP

Informações sobre regulamento, programação e inscrições estão disponíveis no site.

Use a hashtag #INQUIETACOES_SP no Twitter para participar dos debates. 

fechar