por Luiz Filipe Tavares

Como era a região antes das sucessivas explosões culturais do subúrbio novaiorquino

O Business Insider é o tipo de veículo onde você não espera encontrar conteúdo como esse. Mas fato é que o site especialista em negócios e finanças publicou uma série de pérolas fotográficas mostrando as paisagens e a vida no Brooklyn no meio da década de 70, anos antes da explosão cultural do hip hop e da invasão pop experimental das centenas de bandas ligadas ao cenário indie que tamaram conta da região no início dos anos 2000.

Para quem não sabe exatamente, o Brooklyn é a região mais populosa de Nova York, com dois milhões e meio de habitantes. Ele é formado por mais de 80 bairros delimitados pelo Queens ao norte e pela baía baixa de Nova York ao Sul. Com fortes identidades de bairro e enclaves étnicos bem definidos, o Brooklyn é o retrato mais honesto da Nova York de baixa renda, onde residem imigrantes de virtualmente todos os países do globo.

Em 1974, o fotógrafo americano Danny Lyon explorava as ruas da região registrando as paisagens e a vida cotidiana de Greenpoint e Williamsburg até Coney Island e Brighton Beach. Na época, o Brooklyn era ainda mais residencial do que hoje e estava milhas e milhas distante do agito cultural que engoliu a região com a explosão de popularidade, primeiro do rap, depois do indie rock.

As fotos retratam lindamente as regiões de Bushwick, Bed-Stuy, Fort Green, Park Slope e muitas outras vizinhanças periféricas de Nova York. Todas as imagens são parte do acervo da National Archives and Records Administration (Administração Nacional de arquivos e registros), que contém dezenas de milhares de imagens da região e de todos os Estados Unidos em seu poder.

Veja a galeria abaixo e conheça um pouco melhor a vida no Brooklyn, antes de "Do or Die Bed-Stuy".

(via Business Insider)

fechar