É tudo verdade 2013

por Redação

Edição deste ano do festival de documentários traz 82 filmes de 26 países

Começa no dia 4 de abril a edição 2013 do festival É Tudo Verdade, o maior evento de documentários cinematográficos do Brasil. Desta vez em quatro cidades (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Campinas), a 18ª edição do festival reune 82 filmes de 26 países diferentes, em uma programação que vai até o dia 28 de abril com um sem número de sessões espalhadas pelas cidades participantes.

"Um festival alcançar a maioridade, completando 18 edições, é um marco a celebrar”, destaca Amir Labaki, fundador e diretor do É Tudo Verdade. “Mas é também um desafio que se renova. Nunca antes o documentário ocupou um papel tão central na cultura contemporânea, brasileira e internacional. Nossa maioridade também implica um novo patamar de responsabilidade”.

O primeiro destaque fica para uma retrospectiva internacional que homenageará um dos pais do cinema documentário, o cineasta soviético Dziga Vertov (1896-1954), autor de O Homem da Câmera de Filmar (1929). Entre os destaques internacionais estão Antes e Depois do Jantar (de Cindy Kleine, um retrato do ator e diretor André Gregory) e os destaques de festivais internacionais como Primo de Segundo Grau, de Alan Berliner, (vencedor do IDFA 2012) e A Máquina que Faz Tudo Sumir (Georgia), que valeu à estreante Tinatin Gurchiani o prêmio de direção da competição internacional de documentários do Sundance 2013.

Entre os filmes brasileiros, destaque absoluto para a mostra “Jango e o Caminho para 64”, que discute os anos que permitiram o Golpe Militar de 1964. Entre os filmes que debatem o assunto está a clássica cinebiografia do presidente deposto dirigida em 1984 por Silvio Tendler, um dos mais importantes filmes políticos da história do país.

No site oficial do É Tudo Verdade você conhece todos os filmes e consulta os horários e sessões de todos os filmes do festival.

Vai lá: É Tudo Verdade – 18º Festival Internacional de Documentários
Quando: de 4 a 14 de abril em SP e RJ. De 16 a 21 de abril em Brasília e de 23 a 28 de abril em Campinas
Informações: www.itsalltrue.com.br

fechar