por Luiz Filipe Tavares

Artista chinês Ai Weiwei faz instalação usando 760 bicicletas empilhadas

O controverso e perseguido artista chinês Ai Weiwei inaugurou no último fim de semana sua mais nova instalação, Stacked ("empilhado", em tradução livre). Usando 760 bicicletas, ele construiu uma grandiosa estrutura de ferro em forma de labirinto por onde as pessoas podem circular. A instalação inédita do veterano da arte moderna asiática foi revelada em uma mostra solo do artista na Galleria Continua, em San Gimignano, Itália.

Sempre provocando o status quo chinês, Weiwei usa o veículo símbolo da China do século XX para provocar uma reflexão sobre as vidas mecânicas de milhões e milhões de nativos do país. Usando a marca mais popular de bikes chinesas, ele compara a vida do operário na China comunista ao mecanismo de correntes e eixos das bicicletas, em um assunto que já foi muitas vezes revisitado por ele em sua longa carreira.

Ai Weiwei já foi mantido preso e incomunicável em uma locação desconhecida em seu país por diversas vezes, tudo isso graças aos anos de ativismo e ligação aos movimentos de direitos humanos e de liberdade de expressão no país. Gerando manifestações de apoio em todo mundo, sua figura virou sinônimo da luta por justiça social na China e sua arte serve de bandeira para o combate ao despotismo e à opressão em sua terra natal.

Veja na galeria as fotos da instalação inédita do artista, Stacked.

Vai lá: www.galleriacontinua.com

fechar