Trupe Chá de Boldo

por Luiz Filipe Tavares

Big band invade o Auditório do Ibirapuera para show recheado de convidados especiais

Nesta sexta feira 13 não vai ter espaço para mau-olhado no Auditório Ibirapuera, em SP. A digestiva Trupe Chá de Boldo e seus treze integrantes sobem ao palco do já tradicional espaço para um show especial que contará com a participação de vários convidados do mais alto gabarito. O show marca o aniversário de um ano do lançamento do disco de estreia da banda, Bárbaro (para download grátis aqui www.trupechadeboldo.com). 

Na ativa desde 2005, a Trupe começou em São Paulo com o encontro de vários amigos de faculdade e lançou um disco demo em 2007. Usando e abusando das influências que variam de Roberto Carlos a Nelson Gonçalves, passando por Caetano Veloso, Tom Zé, Jorge Mautner, Gilberto Gil e Gang 90, a banda chegou no que considera uma formação ideal para seu som multifacetado. Além de Gustavo Gallo (vocalista e violonista da banda), a formação ainda conta com: Guto Nogueira (percussão), Marcos Ferraz "Mumu" (saxofone), Pedro "Gom Gom" Manesco (bateria), Rayrai Galvão (trompete, clarinete e gaita),  Carlos Conte Neto (compositor, radialista e cronista), Gustavo Ramus "Cabelo" (guitarra e cavaquinho), Tomás Bastos (guitarra), Rafael Werblowsky (percussão), Dan Leite (compositor), Felipe Botelho (baixo), Leila Pereira (voz), Cecilia Góes (voz), Julia Valiengo (voz) e Theo Craveiro (produção e fotos). 

Depois de dedicar os primeiros anos de formação às marchinhas de Carnaval e aos grandes "standards" da nossa música brasileira, o grupo encontrou o rumo mais autoral que levou ao disco Bárbaro. Segundo Gallo, muito dessa ação se deu depois da gravação do primeiro disco demo que serviu para motivar a Trupe a investir na tão sonhada carreira de "viver de música". Como ele mesmo diz, Bárbaro foi "a afirmação do que a gente queria para a banda." Além disso, ele destaca o encontro e amizade com Tatá Aeroplano (Cérebro Eletrônico/Jumbo Elektro) como uma figura importante no processo criativo que culminou nesse novo trabalho e no bom momento do grupo. 

Na estrada 

Celebrando um ano do debut da banda, sobem ao palco do Auditório Ibirapuera os convidados: Alzira Espíndola, parceira de composições de ninguém menos que Itamar Assumpção, Guilhermoso Wild Chicken, que já é figura famosa do rockabilly paulista e integrante do Desengonçalves, o cantor Rubi, que passou uma temporada com a banda em uma turnê que fizeram com o ator Gero Camilo e Tatá Aeroplano

"A maioria dos palcos que a gente tocou até hoje é pequeno. O Auditório será uma exceção. Vai ser o primeiro palco onde vamos nos sentir longe um do outro", brincou Gallo. "Eu acho que o Auditório, hoje, é o espaço de São Paulo que dá mais tesão de produzir um show. É muito bonito, é um baita som, é em um lugar vivo da cidade. Há outros lugares bacanas, como o Studio SP e o Teatro Oficina, mas o Auditório é especial. A gente tem o desejo de tocar lá há muito tempo."

E o que a banda mais quer é mesmo cair na estrada. Com o show no Auditório, eles querem ganhar um pouco mais de moral e de nome, visando uma possível passagem pelos muitos festivais independentes espalhados pelo país. Mesmo com a dificuldade logística de produzir uma turnê com todos os treze integrantes, a Trupe pretende investir em parcerias para sair viajando no segundo semestre de 2011, antes da gravação do segundo álbum -- que, segundo o vocalista, já está com repertório praticamente fechado.

E como chegar aos festivais? Com o apoio da Casa Fora do Eixo, um dos mais importantes coletivos culturais do Brasil, responsável pelo ingresso de bandas independentes em festivais e shows pelo país (leia aqui a matéria da Trip#199 sobre o coletivo). "Pra gente é complicado conseguir shows fora de São Paulo, por conta de transporte e hospedagem, mas agora com a ajuda da Casa Fora do Eixo é bem provável que no segundo semestre a gente vá para outros estados. A cena da música independente está mudando e é muito por conta deles", finalizou Gallo. 

Conheça um pouco melhor o som da banda no vídeo abaixo:  

Vai lá: Trupe Chá de Boldo e convidados  
Onde: Auditório do Ibirapuera - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque do Ibirapuera
Quando: 13/05/2011
Quanto: R$30 (R$15 meia entrada)
Informações: 4003-5588 ou no site www.auditorioibirapuera.com.br

Site oficial: http://www.trupechadeboldo.com

fechar