Quatro dias de sabor
Com patrocínio do Santander, festival Taste of São Paulo teve 16 mil visitantes em sua primeira edição na capital paulista
Dezesseis dos mais famosos restaurantes paulistanos em um só local, com pratos de até R$ 35. Assim foi o Taste of São Paulo, um oásis para fãs da boa gastronomia, realizado entre os dias 8 e 11 de setembro, no Clube Hípico Santo Amaro. O Santander foi o principal patrocinador do evento e garantiu 30% de desconto na entrada aos clientes Santander Mastercard, além de um período de pré-vendas.
Criado há 13 anos, em Londres, o Taste Festivals já se expandiu para mais de 20 cidades. A edição paulistana foi a primeira realizada na América Latina e conquistou 16 mil visitantes. Cem mil porções de comida foram vendidas nos quatro dias de festival.
A empresária Silvana Guimarães já tinha ouvido falar no Taste e veio de Fortaleza, Ceará, para conhecer a versão brasileira. Dona de um bistrô, ela gosta de vir a São Paulo e pesquisar as tendências no mundo da gastronomia. “Aqui é uma ótima oportunidade de provar os quitutes de vários restaurantes”, disse, entre uma mordida e outra na focaccia com porchetta do Fasano.
O público também foi atraído por demonstrações ao vivo de chefs consagrados no Auditório Taste e por aulas práticas de culinária no Papo de Cozinha. O cozinheiro Leonardo Luna, 19 anos, frequentou o Taste of São Paulo com o objetivo de aprender novas técnicas e assistir às apresentações de profissionais da área. “O evento é muito bacana para quem trabalha no ramo”, afirmou. Praticamente todas as sessões educativas ficaram lotadas.
Além disso, o festival garantiu uma proximidade maior dos fãs com os chefs. Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita, distribuía sorrisos e cartões de visita a quem passava. “Se a comida não emocionar, a gente devolve em dobro”, brincava. Para o chef, que já frequentou uma edição em Londres, o evento brasileiro foi sensacional. “Só no primeiro dia, vendemos 800 pratos.”
Marcelo Tanus, da Bráz Trattoria, também se disse surpreso com a presença do público. Na quinta-feira, o restaurante vendeu todas as refeições previstas e Tanus ainda deu aula no Papo de Cozinha. Na lição? Hambúrguer e steak tartare.
Para Bel Coelho, chef do Clandestino – Canto da Bel, o festival foi melhor do que esperava. “Esses eventos que valorizam a gastronomia são sempre interessantes; movimentam o mercado, unem os chefs. É bem legal.”
A estreia do Taste of São Paulo contou com os restaurantes Fasano, Mocotó, Casa do Porco, Tuju, Maní, Kinoshita, Astor, Adega Santiago, Bar da Dona Onça, Fechado para Jantar, Manacá, Le Jazz, NB Steak, Tian, Clandestino e Bráz Trattoria. Os organizadores esperam realizar uma nova edição do festival em 2017.