Contra o Povo Brasileiro
Até Quando?
Até quando podemos continuar mantendo esses juízes, desembargadores e ministros de justiça desse jeito? Em ultima instância estão lá para servirem a população. São contratados como servidores públicos, antes das funções que vão desempenhar. Como poderíamos ter votações tão apertadas para causas em que a opinião pública é tão evidentemente?
O caso das Fichas Limpas é exemplar. Foram milhões de assinaturas que levaram a questão a julgamento no mais alto Tribunal do país. A votação de 7 X 4 para mim é injusta. Devia ser no mínimo votação unâmine: 11 X 0, com ácidos comentários dos Ministros acerca da imoralidade praticada antes da lei.
Dias antes tivemos a votação acerca dos poderes do CNJ sobre o judiciário. O resultado foi 6 X 5 em favor do que é correto. Caso houvesse mais um ministro, empataria. Essas pessoas que votaram contra, estão contra o povo brasileiro e, nesse caso, a favor deles próprios. Porque nós todos queremos transparência em todos os poderes públicos. Probidade e lisura na trato da coisa pública é o atual clamor popular.
E para tanto só um caminho: fiscalização em cima de fiscalização. O homem continua sendo o homem. Corrupção é tentação para todos nós, seres humanos imperfeitos e limitados. Claro que construímos contensores, os porque não e a grande maioria pratica. Mas fiscalização metódica e sistemática ainda é uma necessidade nossa. A menos que essa gente da justiça tenha deixado de usar o banheiro como todos nós, eles também necessitam serem observados como todos que estão no poder.
Caso me dessem algum poder, teria sérias dúvidas para aceitar. Careceria de fiscalização. Tenho medo de tremer diante da oportunidade. A oportunidade faz o ladrão ou o ladrão faz a oportunidade? É uma velha questão.
Esses ministros e presidentes de tribunais que votaram contra essa fiscalização do CNJ e contra a Lei das Fichas Limpas queriam o que? Que continuasse a baderna que estava? É só consultar os jornais para saber.
Nosso poder judiciário pratica um corporativismo lesivo à sociedade como um todo. E essa é uma das carreiras mais bem pagas da União. Claro que ótimos salários e férias prolongadas são mesmo necessários. Mas médicos, professores e até os policiais são tão quanto importantes socialmente e ganham muito menos. E, são fiscalizados. Essas corregedorias funcionam. Porque eles não?
**
Luiz Mendes
22/02/2012.