Reinventando São Paulo

Concurso promoverá histórias que reflitam sobre as inquietações urbanas e a vida na cidade de São Paulo

por Nyle Ferrari em

Quem vive em ou passa por São Paulo não escapa de pensar nos problemas da cidade, mas que história você contaria para reinventar a cidade? É com essa pergunta que a Academia de Filmes e o Arq.Futuro lançam o concurso #INQUIETAÇÕES_SP, cujo intuito é estimular a criação de histórias que reverberem e multipliquem o debate sobre as possibilidades de transformação urbana.

Os participantes poderão escrever até cinco histórias de ficção que respondam à pergunta do #INQUIETAÇÕES_SP: “Que história você contaria para reinventar São Paulo?”. Como complemento, será possível enviar referências artísticas - como fotos, vídeos, ilustrações. 

Para inspirar histórias e fomentar o debate, o concurso expõe algumas inquietações que refletem sobre o significado de habitar o ambiente urbano: onde começa e termina a sua cidade? Como ocupar seus vazios? Em que São Paulo você gostaria de viver? Abordar essas questões não é obrigatório, mas pode render excelentes ideias. 

Em parceria com o YouTube Space, o #INQUIETAÇÕES_SP também trará uma plataforma de discussão multimídia com a presença de artistas, arquitetos, gestores e representantes da sociedade civil para falar de suas inquietações com a cidade onde vivem. Os debates serão transmitidos ao vivo pelo canal Inquietacoes_SP no YouTube.

Quem organiza

Fundado em 2011, o Arq.Futuro é uma plataforma de discussão que busca democratizar a informação sobre temas urbanos e contribuir para uma melhora na vida nas cidades brasileiras. Produzindo conteúdo audiovisual de entretenimento desde 1996, a Academia de Filmes procura levar cultura e interatividade para as telas.

Entre as produções assinadas pela Academia de Filmes, destaca-se “EvoÉ! Retrato de um Antropófago” (2011), documentário sobre a vida José Celso Martinez, e o filme “Infância Clandestina” (2011), indicado pela Argentina para concorrer ao Oscar.

YouTube Space

Nos dias 1 e 8 de setembro, o #INQUIETAÇÕES_SP promoverá encontros para discutir sobre os problemas da cidade de São Paulo e as perspectivas de melhoria da qualidade de vida urbana, contando com a presenta de diversos artistas, ativistas e arquitetos. Através da hashtag #INQUIETACOES_SP, internautas poderão enviar perguntas para os participantes durante a tramissão. 

Participantes confirmados:

1 de setembro

Iberê Thenório, jornalista e apresentador dos vídeos do Manual do Mundo

Marcelo Jeneci, cantor e compositor

Stela Goldenstein, geógrafa e fundadora da OSCIP Águas Claras do Rio Pinheiros

Johnny Borges, gestor cultural da Fábrica de Cultura do Capão Redondo, advogado e professor de política pública em Etec, ex-aluno do Instituto Criar 

Guto Requena, arquiteto, designer e colunista da Folha de S. Paulo

Marcos de Souza e Ricky Ribeiro, coordenadores do portal Mobilize

8 de setembro
 
Pedro HMC, Felipe Abe e Nelson Sheep, fundadores do canal do YouTube Põe na Roda

Wellington Nogueira, fundador da ONG Doutores da Alegria

Cláudia Jaguaribe, fotógrafa

Djamila Ribeiro, filósofa e autora da coluna Escritório Feminista da Carta Capital

Lurdez da Luz, rapper e cantora paulista

Facundo Guerra, empresário e agitador cultural

Vai lá:

#INQUIETAÇÕES_SP

Informações sobre regulamento, programação e inscrições estão disponíveis no site.

Use a hashtag #INQUIETACOES_SP no Twitter para participar dos debates. 

Arquivado em: Trip / Arquitetura / Urbanismo / Ativismo / Comportamento / Arquitetura