31 títulos mundiais na água

Etapa do mundial de bodyboarding em Búzios, no RJ, recebe os melhores atletas no país

por Carlos Sarli em

Etapa do mundial de bodyboarding em Búzios, RJ, abre a temporada 2010 no dia 5 e recebe os melhores atletas no país.

Poucos esportes apresentam um "retorno sobre o investimento" comparável ao bodyboarding nacional. Se pensarmos em número de praticantes versus quantidade de títulos mundiais dificilmente encontraremos relação melhor.

 

Mais de 50% dos títulos mundiais disputados vieram para o Brasil. No feminino são impressionantes 17 campeãs em 20 disputas, e no masculino conquistamos um terço dos 27 títulos disputados, índice que só não é melhor porque outro terço ficou na mão de um único campeão, Mike Stewart, quando o título era definido numa só prova disputada em Pipeline, Havaí.

Os nove títulos de Stewart se somam aos seis de Guilherme Tâmega, aos cinco de Neymara Carvalho e a outros 11 divididos entre os melhores do mundo que estarão no início de maio em Búzios, RJ, disputando a principal etapa nacional do circuito mundial. "Será muito emocionante receber 31 títulos mundiais no Búzios Bodyboarding 2010. Este é o maior evento do esporte já realizado no Brasil. Nunca se reuniu tantos campeões do mundo em um só lugar", destaca Flávio Brito, organizador do evento.

O duelo entre os veteranos e maiores vencedores do esporte Stewart e Tâmega promete nas águas de Geriba. Além deles, o atual bicampeão, o havaiano Jeff Hubbard, que volta ao Brasil depois de oito anos, os australianos Damian King e Ben Player, também vencedores duas vezes do circuito, e os brasileiros Paulo Barcellos e Uri Valadão, campeões em 2000 e 2008, compõem a lista de favoritos.

No feminino a etapa de Búzios está entre as três de Grand Slam, que entram no somatório e valem mais pontos para a definição do ranking no fim da temporada. A pentacampeã Neymara Carvalho espera sair com um bom resultado na prova de abertura da temporada, assim como as top cinco do mundo Jéssica Becker e Isabela Sousa e as campeãs mundiais Claudia Ferrari e Karla Costa.

Os três melhores resultados de Grand Slam mais dois de outras provas internacionais definem o ranking. Este ano o circuito terá 15 etapas, três delas no Brasil, e temos tudo para manter a hegemonia no bodyboarding.

MUNDIAL DE SURFE
Tudo novo, o patrocinador, Billabong, a revista oficial, "Alma Surf", a data, em função da Copa, e o formato de competição. A terceira etapa começa hoje em Imbituba, SC. Além da Vila, a praia do Rosa também pode ser palco. O campeão brasileiro Messias Félix, do circuito catarinense, Tânio Barreto e mais o vencedor de uma triagem completam o time brasileiro. Três dos quatro representantes do país no Tour estão na mesma bateria na primeira fase.

FOTO-SKATE GAME
Flavio Samelo é o fotógrafo do Moment Game, jogo on-line em filme que simula seu trabalho.

Arquivado em: Trip / Esporte / Surf