Por que voltar às aulas era melhor do que voltar ao trabalho
Dizem que voltar ao trabalho é quase como o primeiro dia de aula
Dizem que voltar ao trabalho é quase como o primeiro dia de aula. Mentira! No colégio a gente conhecia menino repetente e podia contar novidades, coisa que parou de existir com as redes sociais
1. O material era novo
Quando você volta a trabalhar, já sabe que vai ter que encarar o mesmo computador, o mesmo ar-condicionado que não funciona muito ou funciona bem demais. E, por mais que você tenha uma agenda ou um iPad novo, eles não vão substituir nunca o cheiro dos cadernos encadernados com plástico (ainda se usa?). “Amava voltar para as aulas, principalmente por causa do material novinho”, diz Julia Petit, do site Petiscos. Pensando bem, todas nós. E, em matéria de cheiros, a escola vence o trabalho em todos os quesitos. Exemplo: a prova de mimeógrafo com cheiro de álcool que chegava quentinha e com aquele cheiro, huum. Quem nunca cheirou para ver se dava onda levanta a mão!
3. A chegada de novos funcionários (ops, alunos)
hoje, na volta ao trabalho, você geralmente só dá de cara com novos colegas se houve demissão no fim do ano. E, claro, você implica com eles, afinal, os demitidos eram seus amigos. E, mesmo se não eram, você implica com os recém-chegados só porque... faz parte da filosofia interna da firma reclamar dos recém-chegados no café. Na época da escola, os alunos novos não estavam no lugar dos seus amigos demitidos e eram pretendentes em potencial. “Eu ficava animada com a chegada dos alunos novos, principalmente os repetentes boy lixo por quem eu poderia me apaixonar”, diz a apresentadora de TV Jana Rosa. Bons tempos. Hoje, nem paquerar mais no trabalho a gente paquera porque... sabe que em geral isso é encrenca.
2. Dava para brincar de desfile de moda
hoje em dia, no primeiro dia de trabalho, você, mulher desiludida de 30 e poucos anos, acorda deprimida com saudades das férias e escolhe uma roupa que esteja OK. A maioria está amassada e suja na mala que você voltou de viagem e ainda nem abriu. Então, você pega a única roupa disponível, mesmo que ela seja meio inverno e esteja
40 ºC. No tempo da volta às aulas, na minha escola a gente podia ir sem uniforme no primeiro dia de aula! Então, bem, era um desfile de moda (deve ter sido aí que eu comecei a gostar de brincar de desfile). Passávamos meses escolhendo o modelo. Meses. Em geral ele consistia em uma bermuda da Company, uma camiseta da mesma marca, um tênis da mesma marca e uma mochila da... Company!
4. Você tinha novidades para contar (Não. Não existia Facebook)
Naquele tempo distante, você chegava para as suas amigas e contava entusiasmada como tinham sido as suas férias, em que praia sua família tinha alugado casa, se você tinha visto ou não um disco voador, se você tinha ficado com um menino etc. Hoje, não há o que contar. Tudo já foi visto nas redes sociais em detalhes. E, ah, também não dá tempo de sentir saudades, já que você passou todo o tempo das férias falando com as suas amigas da escola (ops, trabalho) pelo chat do Facebook ou por WhatsApp.