Poder natural

Jana Rosa foi conhecer a maior plantação do Brasil de lavandas, famosa mundo afora por seu aroma e propriedades terapêuticas

apresentado por Davene

Em meio a tanto verde, a cor roxa se destaca na cidade de Monte Verde, em Minas Gerais. É lavanda, uma das plantas mais cheirosas e valorizadas mundo afora. Além do aroma marcante, ela guarda outras propriedades terapêuticas talvez desconhecidas para muita gente. Quer um exemplo? Seu chá é calmante e ajuda nas noites de insônia. Em tônicos, sabonetes e produtos de beleza, a planta ajuda a limpar a pele profundamente, trazendo uma sensação de leveza e atenuando marcas de expressão.

Aqui no Brasil, o primeiro e maior produtor de lavanda é Fernando Amaral, osmólogo que hoje dedica seus dias a estudar e usar o aroma das plantas para o bem-estar. A apresentadora Jana Rosa foi até a Fazenda das Lavandas, fundada por Fernando, para conhecer os benefícios desta planta para a beleza e também para a saúde.

"A gente é bombardeado com tanta informação o tempo inteiro que é mais fácil pensar na beleza apenas como um produto. Ao perceber isso, tentei mudar meu raciocínio e comecei a colocar na minha rotina itens mais naturais", desabafa a apresentadora, que há alguns anos vem aprendendo, investigando e compartilhando diferentes rotinas de beleza, sempre na busca de nutrir a pele com produtos naturais.

Paciência natural

Durante a visita, Jana descobriu como acontece o longo processo de extração do óleo e da água de lavanda, ingredientes fundamentais para muitos produtos de beleza. Além disso, a apresentadora desmistificou a produção da planta no Brasil e descobriu as diferenças entre a lavanda daqui e a da França. 

Segundo Fernando, a espécie francesa é mais sedutora e relaxante. Já a brasileira, purifica o ambiente, limpa as vias respiratórias e alivia dores e estresse. "Toda vez que você estiver estressado, será atraído pela lavanda", conta. 

O osmólogo não acreditava que era possível ter a espécie cultivada em solos brasileiros, mas durante uma de suas aulas sobre as propriedades terapêuticas dos aromas, percebeu que estava errado quando uma aluna que tinha a planta no quintal de casa o presenteou com quatro mudas. Apenas uma resistiu à viagem e foi ela a grande responsável por iniciar a grande plantação que existe hoje.

A lavanda é, portanto, uma planta muito frágil e de necessidades específicas. Não gosta de chuvas e prefere climas montanhosos e áridos. Todo o processo de plantio, colheita, extração e finalização para seu uso como matéria prima faz com que possamos aprender, com a natureza, a ter paciência e respeitar o tempo das coisas.

"Eu sempre via a lavanda nos produtos de beleza, mas nunca tinha pensado qual o motivo de ela estar ali além do aroma, claro. Com a visita, acabei aprendendo não só sobre os benefícios da planta, mas também como é feito o óleo essencial. Não imaginava que precisava de tanta planta! Foi uma experiência que me fez dar muito mais valor para os meus produtos de beleza e o que há dentro deles", resume Jana Rosa.

Assista abaixo a visita de Jana Rosa à Fazenda das Lavandas e a entrevista com o osmólogo Fernando Amaral.

Créditos

Imagem principal: Victor Guerra

Texto: Camila Eiroa

Arquivado em: Tpm / Davene / Corpo / Beleza