O realismo fantástico de Catarina Bessel
A ilustradora traduz em suas obras o encantamento de quem vê o mundo pela primeira vez
Apesar da formação em arquitetura, foi em outros traços que Catarina Bessell, 34 anos, se encontrou. Em 2009, ela aposentou seu escalímetro para trabalhar como designer e ilustradora. A paulistana já ilustrou mais de dez livros infantis e infantos-juvenis e acaba de voltar de uma temporada de um ano em Londres, onde estudou a linguagem de texto e de ilustração para crianças.
LEIA TAMBÉM: Após cinco anos lutando contra uma doença grave, a artista Regina Parra reflete sobre dor, morte, feminismo e arte
Em seu trabalho, Catarina busca reproduzir a sensação de quando vemos algo pela primeira vez. “Gosto desse sentimento de encantamento com o mundo”, diz. Inspirados no realismo fantástico de Julio Cortázar e Gabriel García Márquez, além do trabalho visual do tropicalista Rogério Duarte, seus trabalhos giram em torno da ideia de transformação da realidade. “Só o fato de mudar as coisas de lugar, com a colagem, já é uma transformação e, consequentemente, uma transformação política”, conta. “Tento sempre colocar mulheres em papeis em que não estejam passivas, mas agindo.”
Vai lá: catarinabessel.com
Créditos
Imagem principal: Catarina Bessel