O realismo fantástico de Catarina Bessel

A ilustradora traduz em suas obras o encantamento de quem vê o mundo pela primeira vez

por Catarina Bruggemann em

Apesar da formação em arquitetura, foi em outros traços que Catarina Bessell, 34 anos, se encontrou. Em 2009, ela aposentou seu escalímetro para trabalhar como designer e ilustradora. A paulistana já ilustrou mais de dez livros infantis e infantos-juvenis e acaba de voltar de uma temporada de um ano em Londres, onde estudou a linguagem de texto e de ilustração para crianças.

Crédito: Catarina Bessel

LEIA TAMBÉM: Após cinco anos lutando contra uma doença grave, a artista Regina Parra reflete sobre dor, morte, feminismo e arte

Em seu trabalho, Catarina busca reproduzir a sensação de quando vemos algo pela primeira vez. “Gosto desse sentimento de encantamento com o mundo”, diz. Inspirados no realismo fantástico de Julio Cortázar e Gabriel García Márquez, além do trabalho visual do tropicalista Rogério Duarte, seus trabalhos giram em torno da ideia de transformação da realidade. “Só o fato de mudar as coisas de lugar, com a colagem, já é uma transformação e, consequentemente, uma transformação política”, conta. “Tento sempre colocar mulheres em papeis em que não estejam passivas, mas agindo.”

 Vai lá: catarinabessel.com

Créditos

Imagem principal: Catarina Bessel

Arquivado em: Tpm / Arte / Beleza / Trabalho