O patriotismo é um egoísmo em massa


Um breve feedback sobre a polêmica gerada pelo texto do sr. Washington Cucurto

por Ana Manfrinatto em

Neste feriado de carnaval eu cruzei o Rio da Prata para dar uma banda em Montevidéu e, caminhando pela cidade, encontrei com esta frase rabiscada em um muro: “o patriotismo é um egoísmo em massa”.

Resolvi compartilhar esta foto com vocês porque imediatamente ela me fez lembrar da polêmica da semana passada envolvendo o texto de um escritor argentino publicada no jornal Crítica relatada neste e neste post.

Tanto o Brasil quanto a Argentina são países formados por imigrantes que vieram de todo o mundo para “fazer a América” e, desta forma, ter uma vida melhor.

E hoje, em pleno século XXI, vivemos a chamada globalização e o homem continuando cruzando o globo seja por um prato de comida, um amor, ou porque “sempre existirá Paris” e, com isso, a mesma promessa de uma vida melhor.

Como diz o MV Bill, tamo junto e misturado, não é mesmo?

O mais bacana nesta polêmica toda foi o espaço para discussões que se abriu. Foram trocas e mais trocas de e-mails entre a comunidade de brasileiros em Buenos Aires, entre os correspondentes internacionais de todo o mundo que moram por aqui e também no blog.

É por isso que eu agradeço super a participação dos leitores do Nos Ares por terem levantado questões bacanas sobre o tema.

Caio Oliveira, Carolina Vasconcellos, Catarina S., Fernanda, Gisela Dias, Gisele, Jairo Neto, Júlia G., Julita Mara Pires, Ludmilla Lima, Maira Teresa Lima Pereira, Marce, Mariana Souza Bernal, Maru, Taís Campelo Lucas e Túlio P. B... Muito obrigada!

Arquivado em: Tpm / Argentina / Buenos aires / Comportamento