Morte de Tomie Ohtake: artista morre em São Paulo aos 101 anos
Radicada no Brasil, japonesa se tornou um dos nomes mais respeitados das artes plásticas no país
Morreu hoje, em São Paulo, a japonesa Tomie Ohtake devido a um choque séptico. A artista plástica tinha 101 anos e estava internada desde o dia 2 de fevereiro.
A Tpm lamenta a perda de uma das artistas plásticas mais importantes do Brasil. Mesmo tendo começado a exercer a sua atividade em uma idade considerada tardia, 39 anos, Tomie deixa um legado importantíssimo.
Ela chegou ao País com 23, em 1936, para visitar um de seus irmãos. Ficou por conta da Segunda Guerra Mundial, que não permitiu que ela voltasse para Kyoto. Foi somente aos 50 anos que começou a participar de mostras individuais nacionais, e desde então, virou grande nome para a cultura do Brasil.
Suas obras, além de pinturas e esculturas, estão cravadas na arquitetura de algumas cidades brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília - também os jardis do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio. Ainda dá nome ao centro cultural paulistano Tomie Ohtake, onde será realizado seu velório, aberto ao público, das 8h às 14h.
O Instituto Tomie Ohtake fica na Rua Coropés, 88, em Pinheiros, São Paulo.
Descanse em paz, Tomie.