Loucos por SMS
Por Felipe Dallanese, de Londres
Algumas disputas de egos podem ser facilmente resolvidas hoje em dia graças à internet. Quando surge aquela discussão sobre a origem grega de uma palavra é só entrar no Google e acabar com a peleja. Com o advento da internet e da tecnologia portátil, essas dúvidas podem ser tiradas em qualquer lugar e a qualquer hora.
Na Inglaterra existe um serviço que responde tudo o que você imaginar por SMS, o Any Question Asked. Basta enviar uma pergunta que, em alguns minutos, você recebe a resposta. Eles fazem o trabalho psicopata de pesquisar e mandar tudo mastigado.
Mas é claro que a maioria das pessoas usa o serviço para descobrir detalhes da vida de alguém. Por exemplo, depois de ser apresentado para alguém e gostar, basta disfarçadamente mandar um SMS perguntando: “Who is fulano?”. Eles enviam um resuminho sobre a pessoa, e pronto. Você recebe um microperfil do pretendente.
Testei o serviço comigo mesmo e o resultado é assustador. Quando enviei meu nome, recebi a seguinte resposta: “He is a short film director from Brazil. He is handsome and photogenic”. Sim, eu dirijo curtas. E eles ainda acrescentaram que eu era bonito e fotogênico!
Mas nem sempre o Any Question acerta exatamente (ainda bem!). Perguntei quem era Xico Sá (jornalista e escritor, na foto acima) e recebi o seguinte: “Xico Sá is a Brazilian screenwriter. He has worked on the film Happy Desert. It is about a young Brazilian girl prostitute”. Tá, ele até ajudou a escrever o roteiro, mas eles esqueceram de dizer que nosso amigo é cronista, já lançou vários livros etc.
Mas não perca seu tempo perguntando outras coisas para o serviço. Pois eles não têm todas as respostas. Perguntei como eu poderia ficar rico e recebi a seguinte resposta: “Você pode ficar rico quando tem bens materiais ou tem título de nobreza, quando você dá igual importância para o conhecimento e a espiritualidade”. Dá para ser mais óbvio?