Um cineasta apaixonado
Exposição dedicada a François Truffaut acontece este mês em São Paulo
Desenhos, fotos, objetos, livros e roteiros com anotações, além de filmes e entrevistas, são apresentados pela primeira vez no Brasil na exposição Truffaut, um cineasta apaixonado. Criada em homenagem ao trigésimo aniversário da morte do diretor François Truffaut, uma das principais figuras da Nouvelle Vague (movimento que revolucionou o cinema francês nas décadas de 1950 e 60), a mostra abre no dia 14 deste mês no Museu da Imagem e do Som de São Paulo e fica em cartaz até 18 de outubro.
André Sturm, diretor executivo do MIS e curador da exposição no Brasil, comentou o nome escolhido para a mostra: “Truffaut era um apaixonado pelo cinema. Ainda adolescente frequentava sessões de cinema sozinho e criou um cineclube. Foi crítico e defendia os filmes que gostava com entusiasmo. Adulto, viveu muitas histórias de amor e paixão. Amava as mulheres, como se pode perceber em seus filmes”. A clássica história do triângulo amoroso vivida por Jeanne Moureau em Jules e Jim é um dos destaques da mostra.
Vai lá: Truffaut, um cineasta apaixonado – de 14 de julho a 18 de outubro. Terça a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h. R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), no MIS. Av. Europa, 158, São Paulo, SP