Culinária para meninas que não sabem (nem querem) cozinhar
Existe um tipo de gente no mundo que não sabe cozinhar e sempre pensa: “Para que eu vou preparar algo se depois as panelas ficarão sujas e eu mesma terei que lavar?”. Esse gênero humano, do qual eu faço parte, costuma ser alvo de preconceito. Por isso, antes de tudo, um aviso: não me acho pior que ninguém (nem melhor) por não saber cozinhar. E essa falta de habilidade não faz a MENOR DIFERENÇA NA MINHA VIDA. Mas me ofereceram uma aula de culinária só para pessoas como eu. Então pensei: “OK, por que não?”.
A aula, ministrada pela chef Rita Lobo, do site Panelinha, é uma versão prática e ao vivo das receitas que podemos encontrar em seu novo blog, o One is Fun, especializado em receitas para pessoas que: 1. não sabem cozinhar; 2. moram sozinhas. Me encaixo nas duas categorias. E eis que o milagre aconteceu. Consegui cozinhar. Se você é como eu, siga as instruções que darei neste texto e compre os ingredientes ao lado. Agora eu sei fazer Cocotte, uma espécie de suflê com nome difícil, mas fácil de fazer.
Sem panelas sujas
De cara, a Rita me ensinou a pegar direito em uma faca. Sim, existe método para isso. É preciso segurar a parte da lâmina com dois dedos, para que a faca fique bem firme na sua mão e você corra menos risco de se cortar. Ótimo, consegui cortar cogumelos e tomatinhos sem maiores problemas.
A receita é superubermegafácil. Você pega um potinho para colocar em microondas, de porção individual (quem disse que eu tenho um?), e monta os ingredientes que você lê na receita ao lado da seguinte maneira: primeiro, os cogumelos picados por você, segurando a faca do jeito certo. Por cima, um pouco de queijo ralado e de limão. Coloque dois ovos por cima e, depois, creme de leite. Por fim, um pouco de noz-moscada, que, segundo Rita Lobo, é “o segredo do universo”. Depois você coloca no microondas por dois minutos e pronto! Juro. Deu certo. Ficou bonito. Então, se você é uma garota que não sabe cozinhar (e sofre preconceito por isso), faça para impressionar amigos e familiares. E, quando alguém soltar o clichê “nossa, agora você já pode casar”, responda, chiquérrima: “Quem disse que eu quero?”. Ah, e você não suja louça! Só o potinho e uma tábua!
Vai lá: www.panelinha.ig.com.br e http://panelinha.ig.com/site_novo/meuBlog/oneisfun
Ingredientes da Cocotte:
3 cogumelos de Paris
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
2 ovos
2 colheres (sopa) de creme de leite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de noz-moscada