Adriana Varejão no MAM-SP
Primeira mostra panorâmica da artista reúne obras consagradas e inéditas
O Museu de Arte Moderna de São Paulo abriga até 16/12 a primeira mostra panorâmica da artista plástica carioca Adriana Varejão.
Sob curadoria de Adriano Pedrosa, Histórias às margens reúne 42 trabalhos feitos a partir de 1991, além de três obras especialmente produzidas para a ocasião. Peças nunca antes expostas no Brasil, emprestadas por instituições como a Fundació “La Caixa” (Barcelona), o Guggenheim Museum (Nova York) e a Tate Modern (Londres) são outros destaques da mostra, ao lado da instalação Reflexo de sonhos no sonho de outro espelho (Estudo sobre o Tiradentes de Pedro Américo), de 1998, feita para a Bienal de Arte de São Paulo daquele ano.
Adriana é um dos maiores nomes da arte contemporânea no mundo. Uma de suas pinturas, Parede com Incisões à La Fontana II (2001), foi vendida pela casa de leilões Christie's, de Londres, por US$ 1,8 milhão, o que se tornou um recorde do mercado de arte contemporânea brasileira sendo a obra mais cara de um artista nacional vivo. Seu trabalho pode ser visto no Centro de Arte Contemporânea de Inhotim (Brumadinho, MG), onde tem um pavilhão permanente, e está em coleções de grandes museus, como Tate Modern (Londres), Guggenheim (Nova York), Stedelijk Museum (Amsterdã) e Hara Museum (Tóquio).
Vai lá: Adriana Varejão - História às Margens
Onde: MAM - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, Parque do Ibirapuera – São Paulo/SP - Fone (11) 5085-1300
Quando: 3ª a dom., 10h às 17h30 - até 16/12/12
Quanto: Entrada Franca