A criança é o novo adulto
Roupas fashion, comidas orgânicas, não atirar o pau no gato: ser criança já foi mais fácil
Foi-se o tempo em que ser criança era simples. A gente voltava da escola, deitava em frente à TV, brincava de polícia e ladrão, via a novela e ia dormir. Hoje, os pequenos precisam ter roupa de grife, carro de marca e estudar em escolas com nome de árvores.
A vida das crianças já foi mais fácil porque hoje:
1. Elas precisam seguir a moda! Por isso, grifes brasileiras, como Alexandre Herchcovitch, e gringas, como Christian Dior, lançam linhas infantis. Mal nasceram, coitadas, já viram vítimas da moda. Não basta ter que pensar nisso quando é adulto?
2. Precisam comer verduras e frutas orgânicas. Já era chato ter que comer brócolis e chuchu quando éramos crianças. Imagina agora, que é preciso comer legumes orgânicos? Sim, sabemos que é melhor. Mas comemos muito morango gigante, por causa da overdose de inseticida, quando éramos pequenas e estamos vivas.
3. Têm que estudar em escolas construtivistas com nomes de vegetais ou árvores. Não conseguimos entender o que é construtivismo, mas sabemos que é uma coisa cabeça e a versão moderna da “escola alternativa”, que só era frequentada por filhos de hippies nos anos 70, quando a escola boa geralmente era de freira – e ficava perto de casa.
4. Não podem mais cantar “Atirei o Pau no Gato” tranquilamente, porque logo vai aparecer uma mãe ou professora politicamente correta para tentar convencer as crianças a cantarem: “Não atire o pau no gato/ Pois o gato é meu amigo/ Não devemos maltratar os animais”.
5. Muitas têm que ter carros de grife. Foi-se o tempo em que um ser humano só sabia que existia uma coisa chamada marca de carro depois dos 18 anos. Hoje, os petits mais abastados andam em carrinhos importados e caríssimos, como um tal de. McLaren. Sim, é esse o nome.