Quem deu o nome?

por Camila Eiroa

Coletivo ajuda a descobrir quem foram os caras que deram nome às ruas de São Paulo

Teodoro Sampaio, Benedito Calixto, Henrique Schaumann, Hadoock Lobo e tantos outros nomes que vemos nas ruas de São Paulo todos os dias. Você já parou pra tentar descobrir quem foram esses caras? Danilo Dualiby e Marcos Rodrigues, junto com o coletivo Los Cabras, sim, e por isso criaram a ação Street Code - WHO THE FUCK IS?

Espalhando adesivos com QR Codes pelas ruas da cidade, eles permitem que as pessoas possam se conectar com o celular e receber, ali e na hora, uma explicação do site Wikipédia sobre o fulano de tal que dá nome àquela rua que você costuma passar frequentemente.

Como surgiu a ideia de ir atrás de quem são os nomes nas placas? 
Marcos: A ideia surgiu há mais ou menos dois meses, quando eu e o Danilo estávamos voltando de uma reunião do trabalho pela Avenida Paulista e passamos por um desses nomes bem estranhos que passamos todos os dias sem nos dar conta. Se eu não me engano foi Haddok Lobo. O projeto saiu da conversa que tivemos sobre como não tínhamos a mínima ideia de quem foram esses caras. A criação foi minha e do Danilo Dualiby. O coletivo Los Cabras filmou toda a ação conosco e fez uma produção impecável. Se não fosse por eles, a ideia não seria nem metade do que é. Nós (Danilo e Marcos) não fazemos parte do coletivo.

A ação acontece em algum bairro específico da cidade ou pretende se expandir por outras regiões também? Marcos: Focamos mais na zona oeste porque era mais fácil para a gente, mas queremos sim expandir. Seria muito legal se as pessoas começassem a fazer isso em suas ruas. Só nós dois fica difícil e o custo dos adesivos é meio caro.

Há quanto tempo surgiu e quantas pessoas integram o coletivo Los Cabras? Antonio: O coletivo tem 5 meses, é novo, e tudo vem acontecendo rápido. Está sendo muito bacana e produtivo. Somos em 3 amigos, trabalhamos juntos durante uma época, mas depois de um tempo nos reencontramos e decidimos montar o coletivo para fazer trabalhos paralelos.

Na última edição da Trip, especial São Paulo, temos uma reportagem sobre os Novos Paulistanos, sobre pessoas de fora que adotaram a cidade. Todos do Coletivo Los Cabras são de São Paulo? Todos residem em São Paulo, só o Antonio que é cearense, mas mora em São Paulo desde os 4 anos.

Descubra em um poste perto de você: 

Street Code from Los Cabras on Vimeo.

fechar