play

Luli Radfahrer no Trip FM

por Redação

PhD em comunicação digital dispara: ”publicidade deixará de ser para criativos e será coisa pra engenheiros”

O convidado desta semana do Trip FM, Luli Radfahrer, é pioneiro no trabalho com internet no Brasil, dirigiu os departamentos de internet de algumas das principais agências de publicidade e portais do país e é uma das mais relevantes referências brasileiras quando o assunto é “meios digitais”. PhD em Comunicação Digital pela Escola de Comunicação e Artes da USP, a ECA, ele fundou em 1994 a Hipermedia, uma das primeiras agências de comunicação digital do país.
 
Em 2002, depois de uma temporada no exterior trabalhando com projetos de TV Interativa e comunicação wireless, abriu uma empresa de consultoria em inovação digital e entre seus clientes estão grandes empresas de todo o mundo. Professor da ECA há 20 anos e colunista do caderno de tecnologia do jornal Folha de S. Paulo, ele também é autor de livros, como os da série Design/Web/Design, considerados referências para a área, e do livro A Arte da Guerra para Quem Mexeu no Queijo do Pai Rico, uma crítica bem-humorada ao ambiente corporativo e aos livros de auto-ajuda.
 
Luli, que está lançando esta semana seu mais recente livro, a Enciclopédia da Nuvem, um compêndio de ferramentas e serviços digitais para otimizar a vida de pessoas, sites e empresas e vai falar com a gente sobre comunicação virtual e os meandros digitais dos tempos modernos.  
 
"Publicidade em breve deixará de ser para criativos e será coisa pra engenheiros e matemáticos", sobre as mudanças do mercado e da propaganda.


"Publicidade em breve deixará de ser para criativos e será coisa pra engenheiros e matemáticos"
 
 
"As empresas de internet estão tratando o consumidor como o conquistador tratou o índio. E o usuário ainda não percebeu que está negociando os dados pessoais dele; ele nao percebe que o dado dele tem valor e dá sem pedir nada em troca".
 
"O cara que é ecológico-orgânico-sustentável e vai de bicicleta pro trabalho e deixa em casa o computador baixando uma porrada de coisas em banda larga, não sabe que a cada megabyte que você transfere pro seu computador você está queimando uma pedra de carvão. Tudo que está na internet está em algum computador, e esse computador gera energia e esquenta".
 
"Hoje em dia o grande problema é que as pessoas estão tratando dados do mesmo jeito que trataram o ar, as florestas, o mar e a água: 'é infinito', 'não vai dar problema'. Enquanto isso do outro lado do mundo um monte de energia está sendo gerada pra isso.
 
O Google, por exemplo, tem fazendas de servidores no mundo inteiro porque quando é noite em uma parte do planeta eles transferem pra outra parte, e assim eles conseguem ter sempre os computadores queimando energia o tempo todo. E essa energia está aquecendo o planeta."
 
Essa e outras provocações no Trip FM: sextas às 20h, com reprise terça às 23h pela Rádio Eldorado Brasil 3000, 107,3MHz ou pelo site www.territorioeldorado.limao.com.br
fechar