Prêmio Trip Transformadores 2013

por Redação

Noite concorrida premiou 10 brasileiros que fazem história transformando vidas

Sete anos de premiação. Mais de oitenta pessoas homenageadas. A história do Trip Transformadores ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira, 13, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, em mais uma concorrida e emocionante  cerimônia de premiação.  

Dez nomes selecionados pelo conselho do Trip Transformadores foram homenageados este ano: Sandro Testinha, Paula DibMarilena Lazzarini, Marcos Flávio Azzi, Marcelo Freixo, Isadora FaberGeraldo Gomes Barbosa, Edgard Gouveia, JúniorDaniela Mercury e Claudia Andujar.

Mais uma vez, o ator Lee Taylor foi o mestre de cerimônias. No discurso de abertura Paulo Lima, publisher da Trip Editora, reforçou os principais objetivos da premiação e contou que a noite principal do projeto Transformadores é um dos momentos mais esperados do ano pelo grupo Trip.

O primeiro homenageado da noite foi Geraldo Gomes Barbosa. Ele teve coragem para não seguir as grandes demandas e investiu numa arte perdida, a troca de sementes crioulas, aquelas adaptadas pelos lavradores aos diferentes climas e regiões do país, um trabalho que funcionou e levou seu trabalho para o mundo. O produtor musical e empresário Rubem Feffer, acionista do Grupo Suzano, entregou o prêmio a Geraldo. Ambos músicos, Geraldo e Rubem fizeram ainda um belo e inesperado duelo musical no palco tocando “Asa Branca” comovendo a platéia.

Para Paula Dib, a segunda transformadora da noite, o design é uma poderosa ferramenta criativa que pode melhorar o mundo. E, através dele, Paula trabalha em diversos fronts. Ajuda a valorizar mestres e artesania locais, ajuda a explorar a diversidade da matéria-prima (seja reciclando materiais de descarte ou se apropriando da riqueza local), e promove a construção coletiva de conhecimento. Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário, principal patrocinador do prêmio, entregou a homenagem a designer. "Quando a gente coloca as coisas em movimento, a gente gera a capacidade de transformação", agradeceu Paula.

Com direção artística de Marcello Dantas, as apresentações musicais da noite foram abertas por Anelis Assumpção, compositora e dona de uma das novas vozes do cenário musical brasileiro. A cantora brilhou com uma versão de “Dor Elegante”, de seu pai, o genial Itamar Assumpção.

Usando sua larga experiência no mercado financeiro, o ex-executivo Marcos Flávio Azzi criou uma ponte entre pessoas que têm dinheiro e empreendedores sociais que necessitam dele. Aumentando o interesse de quem tem capital por investimentos sociais privados, a iniciativa de Azzi pode ter um grande impacto não só na redistribuição da renda, mas na valorização de uma cultura, ainda pálida no Brasil, de filantropia responsável. Eduardo Tracanela, superintendente de marketing do Itaú, entregou a homenagem. “Quanto mais 'nãos' eu recebo em São Paulo e Rio de Janeiro, mais me dá vontade de transformar. Não dá pra entender quem gasta 50 mil reais em um Rolex mas não apoia um asilo em Carapicuíba. Agradeço a todos que falaram não ao próximo”, disse Azzi.

 

 “Quanto mais 'nãos' eu recebo em São Paulo e Rio de Janeiro, mais me dá vontade de transformar", Marcos Azzi

 

Este ano, a Skol, com a contribuição do know how do Trip Transformadores e com o auxílio da Lynx e do Programa Bandeira Azul, símbolo de garantia de qualidade das praias, procurou por toda a costa brasileira, as pessoas e projetos que estão cuidando das nossas praias e tentando reverter os processos de degradação em inúmeros pontos do litoral brasileiro. Fernando Luna e Carlos Sarli, sócios-diretores da Trip Editora, entregaram esse prêmio especial ao cearense Juaci Araújo, um dos contemplados pelo projeto. "Pela ligação muito íntima da Trip com o litoral, as ondas e a cultura de praia, é muito especial para nós ver este projeto dar uma contribuição real para que nossos filhos possam continuar aprendendo e melhorando como pessoas com o convívio com praias limpas e preservadas", disse Sarli.

Voltando aos homenageados da noite, um dos momentos mais emocionantes da premiação. Sandro Soares, o Sandro Testinha, skatista de Poá, Grande São Paulo, ensina cidadania por meio do skate a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, por meio do projeto Social Skate. Para fazer a homenagem, subiu ao palco um dos mais respeitados skatistas brasileiros e um dos mais reconhecidos e premiados atletas do mundo, Bob Burnquist. No palco com eles, a diretora de marketing da marca Ades, Shelida Barcella, que apóia a ONG Social Skate e o Trip Transformadores

Burnquist se disse fã de Testinha, "ele transformou o skate numa ferramenta de inclusão social", e chamou o amigo ao palco. Em um discurso emocionante, que arrancou lágrimas e sorrisos de boa parte da plateia, Testinha agradeceu o prêmio ao seu pai, a esposa e citou nominalmente cada uma de suas professoras favoritas do Ensino Fundamental. Ele lembrou também da primeira vez  em que viu um skate e se encantou pelo esporte. Foi em uma lendária Overall, revista de skate editada pela Trip nos anos 80. E ainda aproveitou para lembrar o amigo e músico santista Chorão, falecido este ano: "Não posso esquecer de agradecer um brother que correu essa história toda com a gente, que usou seu talento e as chances que um artista tem, para ajudar divulgar nosso trabalho: Alexandre Magno Abraão", sob palmas emocionadas da plateia.

Jörg Hofmann, presidente da Audi do Brasil, e a atriz Fiorella Mattheis, entregaram o prêmio a Edgard Gouveia Júnior, arquiteto e urbanista santista, que fundou o Instituto Elos. Por meio de tecnologias sociais que ele mesmo desenvolveu e que se inspiram nas gincanas, Edgard consegue inspirar e engajar milhares de jovens a colocarem a mão na massa em prol do outro. E é assim, envolvendo comunidades de maneira divertida e utilizando as ferramentas disponíveis, que ele gera transformação profunda e genuína em lugares e pessoas. "Eu queria agradecer as crianças do mundo inteiro que acredita tornar o impossível possível", emocionou-se o arquiteto.

Marcello Serpa, sócio e diretor de criação da Almap BBDO, e Tadeu Jungle, diretor e roteirista de cinema, televisão e publicidade, e sócio da Academia de Filmes, entregaram o prêmio Trip Transformadores para o deputado estadual Marcelo Freixo. Com uma trajetória de mais de 20 anos dedicados à militância pelos direitos humanos e ao enfrentamento  de um dos maiores e mais temidos problemas do país: o crime organizado. Com a CPI das Mílicias, que investigou o tráfico de armas, ele denunciou fraudes que levaram à cassação de outros parlamentares e aprovou projeto de lei de combate à tortura. “Um país que não respeita a dignidade humana nunca será um país decente”, disse o deputado, arrancando aplausos entusiasmados da plateia.

 

“Um país que não respeita a dignidade humana nunca será um país decente”, Marcelo Freixo

 

Provando que não existe uma idade mínima para lutar por aquilo que se considera justo e honesto, a estudante catarinense Isadora Faber se tornou símbolo de uma nova geração. Sua fanpage "Diário de Classe" denuncia as mazelas da escola pública onde estuda, ganhou repercussão nacional, gerou debate amplo, sofreu com as reações adversas e virou uma ONG para ajudar outros estudantes e suas escolas. Para homenageá-la, subiu ao palco o apresentador Luciano Huck, fundador do Instituto Criar, que trabalha pelo desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens carentes, através de projetos audiovisuais. "Esse prêmio significa um incentivo para continuar a lutar por uma educação melhor no Brasil", agradeceu a estudante de 14 anos.

Em mais uma atração musical, a banda formada pelo músico Ilhan Ersahin, Otto e Pupillo (da Nação Zumbi), fizeram uma versão de "Rios, Pontes e Overdrives", de Chico Science & Nação Zumbi.

Marilena Lazzarini é protagonista da história de uma ferramenta fundamental para a cidadania: o direito do consumidor no Brasil. Depois de dirigir o Procon e participar da formulação do Código de Defesa do Consumidor, fundou e dirigiu o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, uma associação que defende os direitos do consumidor como uma classe, não apenas como um indivíduo. E assim, ensinou a sociedade brasileira que lutar pelos seus direitos vale a pena. O judoca Flavio Canto, homenageado Trip Transformadores em 2011 pelo seu Instituto Reação, e Constantino de Oliveira Junior, fundador  e presidente do conselho da Gol Linhas Aéreas, entregaram o prêmio a Marilena, que declarou emocionada no palco: "Direito do consumidor é hoje o direito do cidadão. Direito do consumidor não pode ser um direito que tenha uma vertente que estimule o consumismo".

A fotógrafa Claudia Andujar transformou um trabalho passageiro em uma missão de vida. Nos anos 60, Claudia revelou para o mundo em suas fotografias os índios yanomamis e passou os anos seguintes na defesa para a manutenção deste povo. Tiago Pinto, diretor de marketing da PEPSICO, e Lygia da Veiga Pereira, uma das mais respeitadas cientistas e geneticistas em atividade no país, fizeram uma homenagem à fotógrafa. Para receber o prêmio em nome da Claudia, que não pôde estar participar da premiação, foi chamado ao palco Marcelo Araújo, secretário da Cultura do Estado de São Paulo, que já foi homenageado pelo Trip Transformadores em 2008.

O deputado federal Jean Wyllys, que recebeu o Trip Transformadores em 2011 e por duas vezes consecutivas eleito o melhor deputado do Brasil, subiu ao palco para homenagear a saudosa Gabriela Leite, falecida em outubro deste ano, e homenageada em 2012.

 

"Sofrer preconceito é como ser enterrado vivo, mas desde pequena eu luto para dar visibilidade aos invisíveis", Daniela Mercury

 

Jean Wyllys continuou no palco para premiar Daniela Mercury. Quase sem querer, a cantora baiana deu um passo transformador quando publicou uma série de fotos que anunciavam seu casamento com a jornalista Malu Verçosa. Daniela transformou sua declaração de amor em ato político em tempos em que a homofobia ganhava espaço na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. "Sofrer preconceito é como ser enterrado vivo, mas desde pequena eu luto para dar visibilidade aos invisíveis", disse a cantora, que cantou no palco e entregou o prêmio para  a sua mulher, Malu.

Encerrando a noite de forma brilhante, Anelis Assumpção, Otto, Pupillo, Ilhan Ersahin e Gerson King Combo voltaram ao palco emanando ótimas vibrações com os "Mandamentos Black" imortalizados pelo rei do soul carioca.

Em sua sétima edição o prêmio contou com o patrocínio do Grupo Boticário, parceiro desde 2008, e do banco Itaú, conosco desde 2011, e com apoios importantes, como Almap/BBDO, H2OH!, Suzano Papel e Celulose, Audi, Academia de Filmes, Rádio Eldorado FM 107.3, Update or Die, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Ades.

(por Flávia Durante e Vinícius Felix dos Santos)

 

Veja o prêmio na íntegra no vídeo abaixo:

 

fechar