Superdotados do Estrela Dalva

por Redação

Programa auxilia jovens superdotados de comunidades do Rio de Janeiro

O superdotado é a pessoa que possui uma capacidade mental significativamente acima da média. É uma aptidão inata para atividades intelectuais. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 5% da população seja superdotada.

A condição de superdotado não tem relação alguma com gênero, classe, cor ou qualquer outra coisa do tipo. Qualquer criança pode nascer superdotada, com a diferença óbvia que em classes mais altas a situação é identificado com mais facilidade pelo acompanhamento mais atento que a criança recebe.

Na intenção de eliminar esse preconceito e poder ajudar as crianças superdotadas de regiões carentes, o Instituto Lecca fundou em 2007 o Programa Estrela Dalva. Na superintendência do programa a Dra. Maria Clara Sodré, doutora na educação de superdotados pela Universidade de Columbia.

A principal intenção do programa é identificar e ajudar as crianças superdotadas de comunidades do Rio a ingressarem nas melhores escolas públicas da cidade. Em 2009, por exemplo, o índice de aprovação foi de 93%, com alunos do projeto entrando em escolas concorridas, aonde a competição é difícil. Algumas chegam a ter 66 alunos brigando por uma vaga.

Além do estudo formal, o programa procura enriquecer a vida das crianças culturalmente, forncendo conteúdo para um crescimento crítico. Ao longo do ano elas são levadas a passeios por museus de artes e ciências, fazem viagens e assistem a musicais. A última novidade do projeto, por exemplo, são aulas de robótica para crianças entre 13 e 15 anos,

Tudo para permitir que a condição de superdotado seja desenvolvida da melhor maneira, obtendo o máximo do aluno e fazendo com que ele encare a escola regular de uma maneira mais eficiente.

Vai lá: Página do Programa Estrela Dalva no Facebook

fechar