por Luiz Filipe Tavares

Um museu particular com clássicos da arte mundial à sua disposição 24 horas na internet

Os sites de construção coletiva do conhecimento já não são mais novidade para ninguém. O maior deles é a Wikipedia, uma enciclopédia com 19.7 milhões de verbetes e mais de 90 mil usuários regularmente ativos, sem falar nos mais de 365 milhões de leitores ao redor do mundo graças aos artigos escritos em 282 línguas diferentes. Hoje existem Wikis, como chamamos esse tipo de site, voltadas para todos os assuntos, dos mais profundos aos mais triviais.

Um dos destaques desse formato de página na internet é o Wikipaintings, um museu virtual particular organizado sistematicamente com os maiores nomes das artes plásticas do Ocidente e Oriente. Divididos por artista, ano de produção, gênero, técnica, movimento artístico, escola, nacionalidade, estilo e por ordem alfabética, o site traz versões em alta resolução das mais importantes pinturas da história acompanhadas de fichas técnicas completas e relações de links que permitem uma pesquisa fácil e rápida pelo acervo do site.

O projeto é uma iniciativa sem fins lucrativos que respeita as leis internacionais de direitos autorais através de uma cartilha simples de regras para a reprodução das imagens: escolher obras que sejam significantes históricamente, uso das imagens para fins infomacionais e educacionais, só criar páginas para imagens já disponíveis na internet e excluir imagens grandes demais para ficar com aquelas que não poderiam ser utilizadas para fins comerciais. 

Viajar pelo site é uma experiência bastante prazerosa para quem se interessa por pintura em geral. A navegação é limpa e simples, com tags precisas e informativas, perfeitas para quem está matando o tempo na rede com alguns dos quadros mais relevantes da história da humanidade quanto para quem está pesquisando informações sobre um trabalho específico. De Basquiat a Da Vinci, de Van Gogh a Andy Warhol e de Hiroshige a Frida Kahlo, o que não falta na Wikipaintings é acervo de interesse público.

Vai lá: www.wikipaintings.org

fechar