Validade expirada

por Luiz Filipe Tavares

Fotógrafo americano explora resultados de filme vencido há mais de 50 anos

Se você não conhece o filme Super-XX 120 ASA 100, não se sinta mal. A maioria deles já expirou há pelo menos 60 anos. Mas o fotógrafo americano Chuck Miller aceitou o desafio e saiu para fotografar com um destes, fechado na caixa original e com data de vencimento estipulada em maio de 1959. Mais velho do que a imensa maioria das primeiras câmeras de uma lente só que chegaram ao mercado.

Os resultados surpreenderam para o bem. Usando uma câmera Rolleiflex Automat MX TLR como a que você vê aqui ao lado, Miller clicou alguns dos pontos mais famosos da Hamilton College, na pequena cidade de Clinton, estado de Nova York. No seu blog, ele até fez um comparativo entre as fotos tiradas com o filme vencido ao lado de fotos iguais tiradas com uma Nikon F100 e um filme moderno.

Antes de tocar o projeto, o fotógrafo que também é blogueiro do Timesunion.com falou com Charles Lang, especialista em filmes antigos Kodak, no quartel-general da empresa em Rochester. Surpreso em saber que ainda existiam filmes desta linha preservados, o expert deu as indicações do procedimento que Chuck deveria seguir para conseguir aproveitar ao máximo as propriedades do filme já expirado.

"Qualquer material de filme, fatalmente, é exposto a radiação do ambiente com o passar dos anos. Por isso, o nível de 'névoa' nas fotos será bem alto", explicou o senhor Lang. "A proteção de papel que envolve o filme não foi desenvolvida para bloquear a entrada de luz por cinquenta anos, então ficará bem enevoádo na beirada das fotos. Quando for usá-lo na câmera, eu sugiro que você fotografe usando a metade da velocidade que usaria normalmente."

Na galeria abaixo, você vê as fotos incríveis que resultaram desta experiência de Chuck Miller, que apesar de terem sido batidas em abril deste ano, parecem ser relíquias perdidas dos anos 40.

fechar