Realidades adaptadas

por Luiz Filipe Tavares

Editora lança coletânea com contos de Philip K. Dick que viraram filmes

Um dos grandes nomes da literatura de ficção científica, Phillip K. Dick passou anos como um autor obscuro para quem não se interessava pelo gênero. Nascido em Chicago em dezembro de 1928, descobriu seu talento muito cedo e vendeu seu primeiro conto, Beyond Lies the Wub, em 1951. Um ano antes ele já havia concluido seu primeiro romance, Gather yourselves together, escrito entre 1948 e 1950 mas só publicado em 1994 nos EUA e ainda inédito por aqui.

O reconhecimento no meio sci-fi veio rápido, mas só em 1982 o grande público conheceu seu trabalho graças a Ridley Scott e o filme Blade Runner. Essa foi a primeira das onze adaptações de sua obra para o cinema, sendo elas quatro romances e sete contos. Em 2012, finalmente, o público brasileiro também pode aproveitar esses sete originais graças à coletânea Realidades Adaptadas, publicade neste mês pela editora Aleph e que traz todos os contos do autor que, para o bem ou para o mal, ganharam adaptações cinematográficas.

Na coleção estão alguns dos maiores sucessos de Dick como O relatório minoritário (que inspirou o filme Minority Report), Lembramos para você a preço de atacado (O vingador do futuro), O homem dourado (O Vidente), A segunda variedade (Screamers - Assassinos Cibernéticos) e Equipe de ajuste (Os Agentes do Destino), além de O Pagamento e Impostor, ambos adaptados para filmes de mesmo nome. Além destes e da famosa adaptação de Blade Runner (inspirada no romance O Caçador de Androides, de 1968), Dick ainda teve suas novelas A scanner darkly (O homem duplo), Radio Free Albemuth (Radio Free Albemuth) e Confessions of a Crap Artist (Confessions d'un Barjo) transformadas em filme.

A coleção lançada pela Aleph no Brasil joga uma luz nova sobre esses textos da era de ouro de Philip. Seis dos sete textos presentes no livro foram escritos em sua época mais prolífica de produção de contos, entre 1953 e 1956. A única excessão é Lembramos para você a preço de atacado, publicado em 1966, que já mostra um estilo um pouco diferente dos trabalhos anteriores, apresentando a narrativa complexa e cheia de nuances que marcaria seus romances do fim dos anos 60, entre eles O Caçador de Androides.

Abaixo você acompanha a ficha tecnica de cada conto com as datas de lançamentos e curiosidades sobre a fidelidade das adaptações. O texto é livre de spoilers, tanto para filmes quanto para os livros.

Lembramos para você a preço de atacado (We can remember it for you wholesale)
Publicado em: 1966 na revista The Magazine of Fantasy & Science Fiction
Virou o filme: O Vingador do Futuro (1990)
Diretor: Paul Verhoeven
Estrelado por: Arnold Schwarzenegger, Rachel Ticotin, Sharon Stone, e Ronny Cox
Adaptação: A história do filme segue por caminhos bem próximos aos do conto original, mas não tem a mesma inocência estranha que permeia a história de Dick. Os dois finais também são bem diferentes, especialmente pelo fato de que o desfecho do conto dificilmente funcionaria no cinema.

A segunda variedade (Second Variety)
Publicado em: 1953 na revista Space Science Fiction
Virou o filme: Screamers - Assassinos Cibernéticos (1995)
Diretor: Christian Duguay
Estrelado por: Peter Weller, Roy Dupuis, Jennifer Rubin e Andrew Lauer
Adaptação: Muito malhado pela crítica quando foi lançado, o filme depois passou ao status de cult. A transformação do conto em script ficou interessante, mesmo sem o componente de terror presente na história original, onde os humanos enfrentam o risco iminente de extinção.

O impostor (Impostor)
Publicado em: 1953 na revista Astounding
Virou o filme: Impostor (2002)
Diretor: Gary Fleder
Estrelado por: Gary Sinise, Madeleine Stowe e Vincent D'Onofrio
Adaptação: O filme da Miramax não conseguiu recuperar nem 25% de seu orçamento de US$ 40 milhões nas bilheterias. Apesar disso, a adpatação em si é uma das mais fieis dessa lista. Talvez a maior discrepância seja o modo de detonação das bombas do replicante, um ponto que tirou um pouco do humor surpreendente de Philip K. Dick.

O relatório minoritário (Minority report)
Publicado em: 1956 na revista Fantastic Universe
Virou o filme: Minority Report - A nova lei (2002)
Diretor: Steven Spielberg
Estrelado por: Tom Cruise, Colin Farrell e Samantha Morton
Adaptação: O protagonista desse enorme sucesso do cinema é bem diferente do protagonista de Dick. Além disso, o mundo de telas de computador hipotéticas e formas sem contorno com muita luz é bem diferente do que imaginamos ao ler o conto. Além disso, o filme divide os personagens do conto em duas ou três novas pessoas, o que deixa a trama maior e até mais intrincada do que no original.

O pagamento (Paycheck)
Publicado em: 1953 na revista Imagination
Virou o filme: O Pagamento (2003)
Diretor: John Woo
Estrelado por: Ben Affleck, Uma Thurman e Aaron Eckhart
Adaptação: O mestre dos filmes de ação John Woo deixou suas marcas tradicionais na história de Dick. Mesmo assim, a adaptação segue praticamente a risca o argumento original, com apenas uma diferença realmente importante: os planos do protagonista Michael Jennings em relação ao seu futuro.

O homem dourado (The Golden Man)
Publicado em: 1954 na revista If
Virou o filme: O vidente (2007)
Diretor: Lee Tamahori
Estrelado por: Nicolas Cage, Julianne Moore e Jessica Biel
Adaptação: A primeira versão do script do filme tinha vários pontos em comum com o conto de Dick, mas a versão final acabou mantendo pouquíssimas coisas da história original. O que as duas obras tem em comum é apenas a habilidade do protagonista de ver o futuro, e mesmo isso se dá de forma muito diferente no livro e no filme.

Equipe de ajuste (Adjustment Team)
Publicado em: 1954 na revista Orbit Science Fiction
Virou o filme: Os Agentes do Destino (2011)
Diretor: George Nolfi
Estrelado por: Matt Damon, Emily Blunt e John Slattery
Adaptação: O argumento original de um grupo que controla o destino dos humanos foi mantido no filme, mas o processo de desenergização, o modo de operação dessa organização secreta e os imprevistos que acontecem com o protagonista (Ed Fletcher no livro e David Norris no filme) são absolutamente diferentes. 

fechar