Mais ciclistas atropelados

por Luiz Filipe Tavares

Só na manhã de sexta (2), trânsito tira a vida de 3 pessoas em 3 capitais brasileiras

Continua o sofrimento de quem escolheu a bicicleta como meio de transporte nas capitais brasileiras. Nesta sexta, dia 2, três ciclistas morreram em três grandes cidades do Brasil por conta do descaso dos motoristas com as pessoas que andam de bicicleta pelas ruas metropolitanas. Em São Paulo, em Belém (PA) e no Distrito Federal, três ciclistas perderam a vida em apenas uma manhã, juntando-se às cada vez mais assustadoras estatísticas da violência no tráfego nacional. 

Em 2010, só em São Paulo, 49 ciclistas morreram no trânsito da capital. Em 2009, 61 pessoas morreram de bicicleta na cidade, incluindo a cicloativista Márcia Regina de Andrade Prado, 40, que perdeu a vida a apenas alguns metros do local onde faleceu hoje outra ciclista paulistana. Outro caso que reverberou na mídia, já em 2011, foi o da morte de Antonio Bertolucci, um executivo de 68 anos que também foi atropelado por um ônibus em uma das grandes avenidas paulistanas, a Av. Sumaré. 

Esses três acidentes de hoje se somam a incontáveis outros casos de todas as grandes cidades do Brasil. São colisões quase sempre evitáveis e muitas vezes criminosas que ceifam a vida de ciclistas em todos os estados da federação. Por conta do número sempre crescente de atropelamentos, uma bicicletada nacional foi convocada em protesto contra a matança de quem pedala nas ruas e já tem quatro cidades aderindo à ação. 

Nesta sexta mesmo, em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, centenas de ciclistas vão se reunir às 19h em solidariedade às três pessoas que perderam a vida hoje, os mais novos números em uma estatística terrível que não pode mais continuar aumentando. 

Veja abaixo os locais de concentração da bicicletada nacional:

Brasília: 19h, Praça das Bicicletas (Museu Nacional)
Porto Alegre: 19h, Largo Zumbi dos Palmares (EPATUR)
Rio de Janeiro: 19h, na Cinelândia (em frente ao Cine Odeon)
São Paulo: 19h, pça do ciclista (av. Paulista X rua da Consoloção)

Em julho do ano passado, na nossa edição #201, a Trip produziu um especial sobre bicicletas com matérias sobre o trânsito das grandes cidades, exemplos de cidades onde a bicicleta funciona como principal meio de transporte e entrevistas com ciclistas, cicloativistas e pessoas ligadas ao uso consciente das bikes.

fechar