Digno de um campeão

por Luiz Filipe Tavares

Michael Kalish cria retrato gigante de Muhammad Ali só com sacos de pancada e cabos de aço

Campeão mundial dos pesos pesados, herói da comunidade negra americana, falastrão profissional, lutador polêmico, integrante da Nação do Islã e símbolo na luta contra o Mal de Parkinson. Muhammad Ali, ou Cassius Clay, é tudo isso. E para retratar um homem desta estatura à altura que ele merece, só mesmo uma instalação de peso como a criada pelo artista Michael Kalish, um tipo diferente de retrato desta máquina de boxe três vezes campeã do mundo.

A impressionante estrutura, que você vê por vários ângulos na galeria no topo da página, está quase pronta. Para construí-la, Kalish usou 1,300 sacos de pancada pequenos, entre pretos, cinzas e brancos. Somados a isso estão 10.500 metros de cabos de aço e 1133 kg de canos de alumínio usados para construir uma estrutura de sete metros e meio de altura. A empresa de arquitetura Oyler Wu, baseada em Los Angeles, ajudou o artista na construção da estrutura externa da instalação.

O trabalho já ocupou três anos da vida do artista e finalmente estreia para o público no final de março, em uma exposição no Nokia Plaza de Los Angeles. Durante a cerimônia de inauguração, o próprio Ali estará presente para pendurar o último saco de areia na obra. O retrato de Muhammad Ali só pode ser visto na instalação quando a obra é olhada de frente. Em qualquer outro ponto no espaço, fica impossível distinguir o rosto do campeão no emaranhado de cabos.

Kalish já é conhecido no meio da arte da Costa Oeste graças aos seus trabalhos com placas de carros e outras "sucatas" encontradas na rua. Com muitas referências de pop art e usando e abusando dos diferentes relevos, Michael já criou retratos que ficaram famosos de Jimi Hendrix, Lenny Kravitz, Albert Einstein, Beethoven, Elvis Presley, Marylin Monroe e Michael Jackson. Entre os colecionadores de seu trabalho  estão Maria Shriver e Arnold Schwarzenegger.

Apesar de todo o talento que já mostrou (você pode ter uma prévia de seu trabalho no Artworks Gallery), esse é sem dúvida a maior e mais relevevante obra de seu catálogo. Veja nas fotos acima este inusitado retrato do grande Muhammed Ali

 

fechar