Cores de outro século

por Luiz Filipe Tavares

Fotógrafo criava fotografias coloridas há cem anos, ainda na era do Império Russo

Com um processo inventivo e muito característico, o fotógrafo Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii entrou para a história dando um salto à frente da tecnologia fotográfica da época. Entre 1907 e 1915, quinze anos antes da invenção definitiva do filme fotográfico, ele já era capaz de captar imagens coloridas para captar as diferentes nuances de cor de sua terra natal. A produção era trabalhosa, mas o resultado final era de encher os olhos, ainda mais no leste europeu nos primeiros momentos do século XX.

Apesar de trabalhoso, o processo de composição de imagem de Prokudin-Gorskii é bastante simples. Ele fotografava a mesma cena três vezes usando filme preto e branco. Para cada clique, ele trabalhava com um filtro de cada cor: verde, azul e vermelho. Depois, usando lâminas com  lâmpadas coloridas da mesma cor de cada filtro, ele era capaz conseguir o efeito colorido tão sonhado pelos fotógrafos amadores e profissionais da época.

O grande problema do processo era a quantidade de erros gerados. Já que trabalha com três imagens de uma mesma cena, o fotógrafo não podia se dar ao luxo de permitir sequer um movimento da cena clicada. Qualquer movimento, por menor e mais imperceptível que fosse, causaria borrões nas cores. Alguns desses pequenos erros de composição podem ser vistos na galeria no final da página, junto com os melhores acertos do fotógrafo russo.

Na época das fotos, Sergei já não morava mais no interior da Rússia, tendo passado muitos anos em São Petesburgo estudando química. Aos 44 anos, ele retornou à sua região de Muron, onde realizou um documentário fotográfico sobre a vida na Rússia Imperial, pré-Revolução Bolchevique. É difícil precisar com certeza, mas todas as informações indicam que esse tenha sido o primeiro trabalho desse tipo a acontecer em território Russo.

Logo abaixo você vê alguns trabalhos selecionados de Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii e sua revolucionária técnica de fotografia colorida. Todas as fotos pertencem à Biblioteca do Congresso americano.

(via ObviousMag)

fechar