por Redação

Aclimatado e falando o idioma local fluentemente, Arthur continua sua jornada pelo Vietnã

Cada vez mais imerso na cultura vietnamita, Arthur Veríssimo já está tuitando na língua local para desespero da redação da Trip. A suspeita de que as próximas matérias virão num idioma remix de português com a língua do país asiático ficou enorme depois de postagens misteriosas: "Toi cankhai bao. Xin ban tro lai sau".

De Hanói, o repórter excepcional foi a Hoi An, que segundo nosso enciclopédico assalariado "já passou por muitas transformações". "Entre os séculos II e X a cidadela foi um atribulado porto do reino Champa", iluminou Veríssimo. Tuitando animadamente, descreveu a paisagem: "Circular pelas ruelas e quebradas de Hoi An é percorrer um museu a céu aberto. O casario é uma mescla da arquitetura francesa, japonesa e chinesa". 

Já fazia tempo que seu diário de viagem não citava massagens, portanto não foi de surpreender que no Vietnã fosse buscar satisfação para seu vício em terapia corporal: "90 minutos de massagem ultra-danger-vietnamita. Estado alterado". E se a jornada arthuriana pela Ásia é sinônimo de massagem, quem acompanha seus relatos sabe de uma grande companheira sua nestas férias exóticas: a insônia. "Estou que nem Jovanotti, Falla Girare. Se liga adormecidos. http://t.co/ZR2bX1D", advertiu ao mesmo tempo em que nos proporcionou trilha sonora.

Próximo destino da caravana Veríssimo é Hue, "antiga capital imperial do Vietnã, patrimonio da humanidade e meca dos chapéus conicos simbolos vietnamitas", onde o roteiro inclui "navegar o rio Perfume na corrente dualém de Hue". Ainda revoltado com a influência estrangeira no Vietnã, Arthur fez uma breve consideração a respeito das comemorações locais: "No Vietnã se comemora o Valentine´s Day que ñ tem nada a ver com suas tradições milenares. Faz parte do pacote dos colonizadores que manjamos". Vietcongue, insone, mas massageado, Arthur Veríssimo nos deixa ansiosos pela próxima transmissão que - esperamos - ainda será em português.

fechar