Banksy imobiliário

por Luiz Filipe Tavares

Mascote do jogo de tabuleiro mais popular do planeta vira pedinte no Occupy London

 

No Brasil, todo mundo conhece o Banco Imobiliário. A versão nacional do jogo de tabuleiro da Parker Brothers, lançado por aqui em 1944 através da Estrela, é um dos mais famosos jogos de tabuleiro, senão o mais famoso, em todo o território nacional. O jogo foi inspirado no maior sucesso da Hasbro internacional, o Monopoly, que foi lançado aqui recentemente em edição original pela Grow.

O que talvez você não saiba, é que o Monopoly original tem um mascote, o internacionalmente famoso Rich Uncle Pennybags ou Frank Moneybags, um captalista de casaca, monóculo e cartola que acabou de virar o centro da nova escultura do street artist britânico Banksy.

A escultura foi um presente do controverso artista para os manifestantes do movimento Occupy London, protesto que se desenrola na Inglaterra em solidariedade à ocupação do centro financeiro de Nova York do Occupy Wall Street. A obra traz um tabuleiro do jogo clássico com uma versão falida do personagem símbolo do jogo mais diretamente associado ao capitalismo que cruzou as fronteiras dos EUA.  Você pode ver mais fotos do novo trabalho de Banksy clicando aqui.

(via Demotix
fechar