por Luiz Filipe Tavares

Conheça a inversão do lambe-lambe pelas mãos desse escultor grafiteiro português

De todos os trabalhos com sobreposições de posters de papel em paredes, o popular lambe-lambe, esse é de longe o mais interessante. Mas o street artist Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils, não se contenta com a construção de imagens através dos cartazes. Ao invés disso, ele descasca camadas e mais camadas de cartazes colados, esculpindo retratos e mensagens nas superfícies de papel. Literalmente invertendo o caminho da produção dos cartazes. 

Camadas são a palavra chave para o trabalho de Vhils, não se limitando ao trabalho com lambe-lambe. O artista cria enormes murais pelas cidades trabalhando em fachadas inteiras, reproduzindo retratos expressivos e impressionantemente realistas. Além da gravrua, da escultura e dos cartazes, o português também trabalha com metal, madeira, instalações e o que mais aparecer, no verdadeiro espírito de artista de rua.

“Eu nunca tenho e nem quero ter controle absoluto sobre o que eu estou fazendo. Eu gosto do incerto e do inesperado", cravou Alexandre em entrevista concedida no mês passado ao Telegraph. "Minha ideia é pegar um ato de vandalismo - esse ato de destruir para criar - até o extremo. Quero que ele seja um modus operandi. Eu quero usar esse processo que, na superfície, não é valorizado em um ambiente de trabalho mais conservador - ferramentas como ácido, alvejante industrial, spray e tinta de caneta. O que eu quero é pegar esse material desvalorizado e criar algum tipo de discussão através do estêncil, graffiti e de técnicas de arte visual."

Expondo desde 2006 por toda a Europa, Vhils já tem um trabalho sólido e versátil no currículo, como você vê nas 35 fotos da galeria logo abaixo. Para conhecer mais sobre o trabalho de Vhils, visite o site oficial do street artist, www.alexandrefarto.com.

(via Decorviva)

fechar