Afeganistão 2011

por Luiz Filipe Tavares

Cineastas alemães registram cotidiano do país dez anos depois da invasão americana

Desde 2001, quando a guerra ao terror trouxe a invasão americana às terras do Afeganistão, as imagens que chegam do país para o resto do mundo são as mesmas. Sempre recheadas de violência, promovida pelos dois lados do conflito, é muito raro encontrar filmagens do país voltadas para o que realmente acontece no cotidiano de Cabul e de outras grandes cidades do país. 

Por isso o vídeo o casal de cineastas alemães Lukas e Salome Augustin é tão legal. Em quase seis minutos, com takes de perder o fôlefgo, eles registram fragmentos da vida afegã nas cidades de Kabul e Mazar-e Sharif com direito a tomadas maravilhosas das montanhas do país, o registro dos trabalhos das fiandeiras e imagens das cidades que, mesmo assoladas pela guerra, continuam sendo patrimônio histórico de um povo que há centenas de anos luta para se estabelecer nas regiões desérticas do país.

Veja o vídeo abaixo e impressione-se com Afghanistan – Touch Down in Flight, registro dos dois anos em que o casal esteve no país prestando serviços humanitários.

 

fechar