18 anos sem Kurt Cobain

por Luiz Filipe Tavares

Quase 20 anos após morte do líder do Nirvana, pinturas revivem sua lenda

Para muitos, Kurt Cobain foi o primeiro ídolo do rock. Mas mesmo quem não foi criado a pão, leite e Nirvana conhece a lenda do guitarrista e compositor dessa que foi a maior e mais influente banda de sua era. O grupo que enterrou por um tempo todos os outros subgêneros do rock e decretou a supremacia do grunge separou-se oficialmente no dia 5 de abril de 1994, quando seu líder acabou com a própria vida com um tiro de arma de fogo. No mesmo dia, começaria uma batalha judicial pelas músicas e pelo material do Nirvana, em uma eterna luta entre os ex-companheiros Dave Grohl e Krist Novoselic contra a viúva Courtney Love.

O mais novo capítulo desta briga começou nesta semana, desta vez no round "Love contra a EOM", publisher de Cobain, que diz deter os direitos de cinco pinturas criadas pelo astro nos últimos meses de sua vida, recém descobertas pela reportagem do site The Fix. As cinco telas integrariam uma coleção de memorabília de Kurt que seria colocada em leilão pela dona do espólio do músico, mas questões judiciais devem impedir a entrada dos quadros nas tabelas de vendas. Com as pinturas ao lado de outros ítens pertencentes ao guitarrista, Courtney Love esperava levantar até US$ 100 milhões. Nada mal para apenas um leilão.

Emblemáticas como quase tudo produzido por Cobain, as pinturas mostram a luta de um artista contra tudo e contra todos: a fama, o vício crescente em heroína e toda a atenção atraída por ele desde o lançamento de Nevermind (1991). Os quadros refletem especialmente a fixação de Cobain por um tempo mais inocente. Ainda assim, a violência e a angústia que sempre foram a força motriz de suas composições continuam presentes também nessa manifestação de seu talento. Basta olhar para os quadros, que você vê na galeria acima, para saber que tratam-se de mais um trabalho do compositor.

Neste aniversário de 18 anos da morte de Cobain, o site da Trip faz sua homenagem com um dos momentos mais emblemáticos da carreira do grupo. No player abaixo você vê os ensaios do Acústico MTV Nirvana, gravado em 18 de novembro de 1993, pouco antes de sua morte. Repleto de velas e lírios brancos, o palco foi construído como uma espécie de velório, ideia de Cobain, quase antevendo o triste destino reservado para ele poucos meses depois. No ensaio estão presentes Curt e Cris Kirkwood, do Meat Puppets, que tocam com o Nirvana as três musicas da banda presentes na gravação "Plateau," "Lake Of Fire," and "Oh, Me". Tente ouvir a gravação de "Pennyroyal Tea" presente nesse ensaio e não se emocionar.

fechar