Você conhece nosso projeto de apicultura sustentável?

por Redação em

Todos os anos, apicultores de comunidades vizinhas aos nossos plantios em municípios no extremo sul da Bahia comemoram a florada do eucalipto, entre os meses de março e abril. Eles integram o projeto Apicultura Sustentável, desenvolvido com o objetivo de complementar a renda de famílias que viviam da extração ilegal de madeira para produção de carvão.

Implementado em 2011 com apoio da Suzano e acompanhamento técnico também fornecido pela empresa, os apicultores vêm aprendendo que, a partir do eucalipto, pode-se aproveitar tudo, inclusive a florada. Por meio de uma parceria com a cooperativa Ecomel Natureza Pura, a Suzano ofereceu às famílias a possibilidade de se tornarem apicultores, aprendendo uma nova profissão, e gerarem renda a partir da atividade.

As famílias participantes do projeto aprendem todas as etapas de manejo dos apiários, instalados em áreas de plantio da Suzano, além do beneficiamento da produção de mel e pólen.

Um dos produtores da comunidade de Nova Brasília, em Mucuri, Eronildo da Silva, diariamente visita os apiários e está muito satisfeito com os resultados que vem colhendo. “Quando começamos no projeto, recebemos caixas, enxames, material de segurança, macacão, fumegador e tudo que foi necessário. Eu e minha esposa trabalhamos todos os dias e, quanto mais produzimos, mais a gente ganha.”

Para Mariana Helena Andreatta, coordenadora da área Socioambiental da Suzano em Mucuri, desde a implantação do projeto, as famílias estão sendo acompanhadas e os resultados comprovam seu sucesso. "Foi feito um mapeamento dos apiários e disponibilizamos a formação técnica. A Suzano oferece o que é necessário para que o projeto se concretize. Essas famílias estão aprendendo uma nova atividade e complementando sua renda.”

Quer saber mais sobre o projeto? Confira neste link  o vídeo desenvolvido com a comunidade em Nova Brasília (Mucuri).

 

 

Arquivado em: Trip