Inscrições para o 3º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade vão até setembro

A ideia é despertar a consciência para ações que podem fazer a diferença para a sustentabilidade das vidas em dimensão regional

por Redação em

No dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Instituto Ecofuturo reuniu parceiros e apoiadores para apresentar a proposta do 3º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, que conta com a chancela do Ministério do Meio Ambiente, lançado no dia 20 do mesmo mês. O Prêmio convida educadores sociais e professores de todos os níveis da educação no Brasil a ler, refletir e compartilhar, por escrito, ideias sobre como melhorar a qualidade de vida do local onde habitam com o tema: Rio+20: e eu com isso? A ideia é despertar a consciência para ações que podem fazer a diferença para a sustentabilidade das vidas em dimensão regional. Educadores de mais de 70 mil escolas e mil universidades, públicas e privadas, além de 800 organizações sociais, já  foram convidados a participar. O encontro com parceiros contribui para ampliar os canais de convite ao Prêmio.

A partir da leitura de literatura e de materiais de referência como base para a reflexão, o Prêmio incita os professores a escreverem uma narrativa, em primeira pessoa, contando onde estavam, o que faziam e como eram suas vidas, as vidas de seus alunos e da comunidade em 1992, quando aconteceu a ECO 92. Depois, devem refletir sobre o que mudou de lá para cá, ano da Rio+20, e compartilhar seus pensamentos sobre o que ainda pode melhorar em sua região e qual é a forma de envolver alunos e comunidade para realizá-los em uma prática de ensino-aprendizado mútuo e transversal sobre sustentabilidade. Os autores das dez  melhores propostas receberão um prêmio de R$ 5 mil e uma coleção de livros de literatura. As instituições em que os educadores vencedores lecionam também recebem a coleção. Os projetos poderão ser inscritos até setembro.

“A maior força da Conferência Rio+20 não estava no encontro entre os chefes de Estado de várias nações do mundo, mas nos locais onde se encontra a sociedade civil, através da Cúpula dos Povos, por exemplo, onde quem fala são pessoas diretamente atingidas pelos desequilíbrios ambiental e social. Daí o convite do Prêmio aos educadores para promoverem a Rio+20 local, através do diálogo com seus alunos, tornando a escola um polo de transformação e envolvimento de toda a comunidade”, comenta Christine Castilho Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo.

A proposta do 3º Prêmio parte de tristes constatações. De acordo com dados da pesquisa “O que o brasileiro pensa sobre meio ambiente”, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2006, o desmatamento e a contaminação do ar e da água foram os problemas ambientais mais lembrados no país. No entanto, metade dos respondentes não soube identificar os problemas ambientais de seu próprio bairro. E tem mais: um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDC) revelou, em 2009, que um terço dos alunos brasileiros tem nível mínimo de conhecimentos em questões ambientais. Entre as 57 nações comparadas, só foram piores os resultados dos países Catar, Quirguistão e Azerbaijão.

Para contribuir com a construção de propostas práticas e com o processo de reflexão sobre o tema, o Instituto Ecofuturo disponibiliza uma extensa bibliografia e materiais de referência que reforçam a importância dos cuidados para a sustentabilidade de todas as vidas e do contexto das conferências mundiais sobre meio ambiente no site: www.ecofuturo.org.br/premio. Entre as publicações que estão na Biblioteca Virtual desse endereço eletrônico encontram-se os livros Cuidados com a vida, coletânea do Ecofuturo com 20 artigos de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento contando sobre como enxergam as formas de cuidado, e os livros Saber cuidar e Saber cuidar 2, reunindo os projetos vencedores da primeira e segunda edição do Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, respectivamente, que podem ser usados como um banco de boas práticas para inspiração, entre muitos outros.

Além do site com todo material sobre o 3º Prêmio, os educadores interessados também podem trocar ideias através do blog de educação para a sustentabilidade: http://www.ecofuturo.org.br/premio/blog, atualizado com postagens semanais sobre o tema.

O 3º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade é realizado pelo Instituto Ecofuturo e conta com o patrocínio do Instituto Península e parceria do Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Meio Ambiente, Associação Nacional de Jornais – ANJ, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – GIFE, Todos pela Educação, jornal O Liberal (PA), jornal A Tarde (BA), jornal O Povo (CE), jornal Gazeta do Oeste (RN), jornal A Tribuna (ES), jornal Tribuna do Cricaré (ES), jornal Folha da Região (SP), Jornal Cidade (SP), jornal Mogi News (SP), jornal Diário do Alto Tietê (SP), Jornal da Manhã (PR), jornal O Diário do Norte de Maringá (PR), jornal Tribuna do Norte (PR), jornal Diário da Manhã (RS), jornal Diário Catarinense (SC) e Correio Lageano (SC).

O Prêmio também conta com o apoio das seguintes instituições: Alfabetização Solidária – Alfasol,  Centro de Democratização da Informática – CDI, Centro de Voluntariado São Paulo, Conselho Nacional dos Secretários de Educação – Consed, Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Editora Cortez, Editora Ediouro, Editora Saraiva, Editora Segmento, Editora Sextante, Estácio,  Fundação de Amparo ao Preso de São Paulo – Funap, Fundação Volkswagen, Instituto Ayrton Senna, Instituto C&A, Organização dos Estados Ibero-Americanos – OEI, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e UMAPAZ.

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