A construção de Gabriel o Pensador
Documentário do Spotify conta história do artista
Início dos anos 1990, um carioca branco, de classe média, chega para mudar a história do rap. Já no primeiro sucesso, “Tô feliz (Matei o presidente)”, Gabriel o Pensador mostra a que veio. Com ousadia e pé na porta, a música acabou por dar voz aos milhares que pediam o impeachment de Fernando Collor de Mello.
Hoje, o artista construiu uma trajetória sólida. Nas últimas décadas, hits como Até quando, Cachimbo da paz e Chega garantiram definitivamente o lugar do cantor na Festa da música tupiniquim. Incomodado com a desigualdade social e com a hipocrisia de uma geração, Gabriel criou uma ‘música do pensar’, capaz de levantar reflexões sobre diversos temas, das drogas ao racismo.
CONFIRA NOSSA PLAYLIST: Trip pelo Hip Hop
Para além da música, a insatisfação com a realidade brasileira motivou novos projetos de Gabriel. O artista tem investido em crianças e adolescentes de comunidades cariocas com as iniciativas Pensando Junto e Pensador Futebol.
Toda essa história e muitas outras estão em Gabriel o Pensador: Derrubando muros, expandindo horizontes, primeiro documentário brasileiro do Spotify e o primeiro da série POST DOCS. A ideia é lembrar que música transforma, uma pessoa ou o mundo inteiro. Assista: