A obra de grandes cronistas na Biblioteca Nacional

Quarta às quatro, autores e jornalistas palestram sobre a obra de grandes cronistas do Brasil

por Luiz Filipe Tavares em

Patrimônio histórico e cultural da antiga capital do Império, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro divulgou a programação completa do ciclo de palestras Quarta às Quatro, que reúne a elite dos autores e jornalistas em exercício no Brasil para falar sobre a obra de um grande cronista do país.

Interior da Biblioteca Nacional - Crédito: Divulgação

Sempre no Auditório Machado de Assis e com entrada franca, o evento discute a importância dos maiores escritores contemporâneos e sua relação com a Cidade Maravilhosa.

Em setembro, quem abre os trabalhos como palestrante é o mineiro de nascimento e carioca por opção Ruy Castro, que comanda o debate no dia 14 de setembro para falar da obra de seu amigo, imortal e companheiro de profissão, Carlos Heitor Cony.

E esse é só o começo das programações daqui até o fim do ano, já que ainda passam por lá Mauro Ventura discutindo o trabalho de Zuenir Ventura, Cora Rónai falando sobre Millôr Fernandes, Jaguar analisando Sérgio Porto e o veterano do jornalismo esportivo Fernando Calanzans comentando o trabalho de Armando Nogueira, ícone maior da crônica esportiva do país.

O Quarta às Quatro existe desde 2006 e já teve até livro lançado com o melhor dos ciclos. Conversas na Biblioteca reuniu as narrativas dos encontros de 2006 e 2007 e foi lançado no final de 2009. Já em fase final de produção está o livro Estudos Comemorativos, a ser lançado até o final deste ano, reunindo as narrativas de 2008. 

Quem está fora do Rio de Janeiro e não quer perder os encontros não precisa lamentar. Todas as palestras do ciclo têm transmissão ao vivo pelo site do Instituto Embratel, parceiro da Biblioteca Nacional nessa iniciativa. Logo abaixo você vê a programação completa do ciclo de palestras entre setembro e dezembro.

Vai lá: Ciclo de palestras Quarta às Quatro

Programação: (sempre com transmissão ao vivo no Instituto Embratel)

Arquivado em: Trip / Livros / jornalismo / Rio de janeiro