Atrás das cortinas
O primeiro encontro do Trip Transformadores ganhou certificado de Resíduo Zero. Foram mais de 450 kg de material coletado e reciclado durante o show Oba! Lá vem elas
A sustentabilidade não está mais na moda. Na verdade, ela é um item obrigatório para todos que buscam um futuro melhor para o planeta onde habitamos. Por isso, conceitos como o de lixo zero surgem para engajar a sociedade a gerenciar seus resíduos, facilitando o processo de reciclagem e descarte correto de materiais.
Pensando em zerar o impacto do primeiro encontro do Trip Transformadores 2019, o tributo Oba! Lá vem elas, que levou artistas como Zezé Motta, Luedji Luna e Mariana Aydar para o Parque do Povo (SP) em uma homenagem a Jorge Ben Jor, teve todo material usado tanto na produção, quanto na execução do show direcionado de maneira correta para a reciclagem. Afinal, sendo a sustentabilidade um dos principais pilares do projeto, não teria como ser diferente.
LEIA TAMBÉM: Conheça os homenageados do Trip Transformadores 2019
Com o apoio de Ambev, marca copatrocinadora do prêmio, nos dois dias de trabalho com o Trip Transformadores, foram mais de 450 kg de material coletado e, além disso, a ação gerou renda para pelo menos duas famílias que dependem da reciclagem. Isso garantiu ao evento o certificado Sou Resíduo Zero.
"Em São Paulo são realizados mais de 90 mil eventos por ano. Isso dá um evento a cada quatro minutos. Mas e os resíduos gerados com isso?", questiona Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan, consultoria em sustentabilidade responsável pelo programa Sou Resíduo Zero.
Segundo Fernando, só em São Paulo são 20 milhões de quilos de lixo gerados todos os dias. Sendo que 97% disso não é reaproveitado, indo para aterros ou sendo despejados de forma irregular, em córregos ou rios. "Por isso trabalhamos com cinco princípios que são: a não geração do lixo, a redução de lixo gerado, a reutilização, a reciclagem e, por fim, a compostagem", conta.
Veja abaixo o panorama de reciclagem do Oba! Lá vem elas
Créditos
Imagem principal: Mariana Pekin