Barrando o Lixo
Cristal Muniz, criadora do blog "Um ano sem lixo", reflete sobre a reciclagem de vidros em fábrica no Rio de Janeiro
"Eu sempre fui preocupada com sustentabilidade, mas quando conheci o movimento Lixo Zero, percebi que estava fazendo pouquíssimo perto do que eu poderia, de fato, fazer. Então, decidir fazer o máximo possível", contou a autora do projeto Um ano sem lixo, Cristal Muniz, que refletiu sobre a prática de reciclagem na fábrica de vidros da Ambev, no Rio de Janeiro.
A blogueira tem o costume de falar para os seus leitores comprarem produtos em embalagens de vidro, justamente por saber que o material causa poucos danos no meio ambiente e pode ser 100% reciclado.
"Para os catadores, o vidro é um material menos nobre. Já as latinhas, são leves e fáceis de transportar. É preciso aumentar essa consciência", conta Tatiane Real, gerente de meio ambiente da Ambev Vidros. Já João Ferzola, gerente de produção, acredita que o vidro está se perdendo por aí, enquanto poderia virar novas garrafas.
"A gente está tão automatizado no jeito que descartamos e lidamos com os resíduos, que é uma dificuldade sair do automático e se responsabilizar pelo nosso próprio lixo", desabafa Cristal.
Veja como foi a visita no vídeo abaixo.