Thomás Aquino: da pirofagia ao topo da TV

Ator de "Bacurau" e "Os Outros" reflete sobre a arte como resistência e conta sua trajetória do teatro de rua às telas do cinema e da TV

por Redação em

"Quando você diz que é artista, as pessoas te chamam de vagabundo, como se você não fosse nada, alguém sem valor. Mas é exatamente o contrário: também somos parte da construção social. Uma música, uma poesia – tudo isso estimula a mente e nos faz pensar além", diz Thomás Aquino.

Parte de uma nova geração de artistas que emergiram nos palcos do Recife, o ator de "Bacurau" e da série "Os Outros" (Globoplay) começou a carreira no teatro. Foi em sua estreia na capital pernambucana, numa montagem da peça "O Grande Circo Místico", que ele aprendeu habilidades que garantiram seu sustento nos primeiros anos de carreira. "Quando eu estava sem trabalho, usava as ferramentas que aprendi no circo pra fazer uma grana na rua. Eu lembro que me contrataram pra fazer eventos no Carnaval e aí pode cuspir fogo. Foi o que me salvou no aluguel. E me trouxe maturidade e humildade", contou ao Trip FM.

Em um bate-papo com Paulo Lima, Thomás reflete sobre as diferenças culturais entre São Paulo e Recife, explora o impacto transformador do teatro e do cinema na sociedade e conta seus planos para o futuro – spoiler: em 2025, ele estará na novela "Guerreiros do Sol" e no filme "O Agente Secreto".

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Thomás Aquino - Crédito: Rayssa Zago (@fotografia.dela)

Trip. Como foi o início da sua trajetória no teatro?

Thomás Aquino. A minha primeira peça foi "O Grande Circo Místico", de Chico Buarque. Eu fiz lá em Recife e aprendi muita coisa de circo. Enquanto eu não tinha uma peça para fazer ou algum trabalho, usava as ferramentas que aprendi no circo pra fazer uma grana, uma boquinha na rua. Eu lembro que me contrataram pra fazer eventos no Carnaval e, aí, pude cuspir fogo. Se acendesse um fósforo perto de mim, era capaz de eu explodir depois, porque era o tempo inteiro fazendo. Foi o que me salvou no aluguel, sabe? Eu digo que foi um aprendizado e dou graças a Deus que passei por aquilo, porque me trouxe maturidade, humildade, atenção ao trabalho, dedicação e me faz saber que o dinheiro é importante, mas até quando, né?

Qual o papel de Recife na sua formação como artista? Recife é uma região muito rica de cultura, uma cultura que nos alimenta pra entender o quão forte você pode ser. Recife foi minha escola de teatro pra estar aqui em São Paulo e construir minha vida, minha história de teatro, de improviso e de cinema. Então, pra mim, Recife é um coração. O fato de eu estar morando em São Paulo realmente foi a vida que me trouxe. E aí eu vi que aqui é outro tipo de cultura, que poderia somar com a cultura que eu já tinha de Recife.

Como você lidou com as primeiras críticas na carreira? Depois da minha primeira temporada, saiu uma crítica no jornal falando que eu era a pior coisa da peça. Ao invés de me abalar, eu pensei: "Pô, faz sentido essa crítica?". Eu quero ser ator, porque eu senti que eu queria ser ator. Quando eu senti os primeiros aplausos, quando eu estava naquela peça, mesmo sendo ruim na atuação, eu disse: "Nossa, as pessoas vieram de casa prestigiar o teatro, eu apresentei um personagem e estão aplaudindo". Eu me senti muito vivo.

O que Bacurau representou na sua trajetória? Bacurau com certeza foi um divisor de águas pra mim. Não digo que eu estou tranquilo pra que meu corpo não amoleça, porque a batalha da vida ainda é muito grande. Como eu sou um lutador de teatro, eu quero estar com o meu corpo sempre pronto. Eu não sei fazer outra coisa. Eu sou muito insistente, eu sou teimoso.

Como você lidou com os padrões estéticos impostos pela sociedade? Em vários momentos eu me sentia o patinho feio. Todo mundo tem sua beleza específica, particular. Só que foi determinado que apenas olhos claros, loiros e loiras, e brancos eram os padrões. Isso, com certeza, vem dessa construção racial, social.

 

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Imagem principal: Rayssa Zago (@fotografia.dela)

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