Você é petralha ou reaça?
Parece que toda a complexidade política do país foi reduzida a cinco tipos de pessoas
O petralha
Pessoa que, de alguma maneira, apoia o governo de Dilma Rousseff. Ou que gosta do Lula. Sua rede social é o Twitter, em que debate teorias conspiratórias sobre o PIG (Partido da Imprensa Golpista). Costuma se referir a revistas como “velha mídia”. Coisas que mais odeia na vida: a revista Veja, os reaças e os coxinhas. Ícone: o ator da Globo José de Abreu.
O reaça
Qualquer um que use a palavra petralha pode ser considerado reaça. Aqueles que declaram que não votam em Dilma Rousseff por nada no mundo, também. Na verdade, é muito fácil ser chamado de reaça hoje em dia. Redes sociais preferidas: Twitter, Facebook e comentários de portais. Atenção, existem vários tipos de reaças. Os mais radicais são os xingadores de portais. Ícone: o roqueiro Lobão.
O odeio essa porra toda
Odeia todos os políticos de Brasília, na verdade, odeia o Brasil e o universo. Se o Neymar se machuca, escreve como comentário de portal que a culpa é dos políticos ladrões. Faz o mesmo quando cai uma tempestade ou quando uma novela é ruim. Adora falar “esse povo brasileiro”, só se esquece que também é brasileiro! Ou vai ver nem se esquece. Ícone: aquele seu tio muito chato.
O coxinha
Categoria difícil de definir porque todo mundo pode virar coxinha de uma hora para outra. Se você vai a um restaurante caro, virou coxinha; se você foi ver um jogo do Brasil, virou coxinha. Mas o coxinha de raiz tira muitas selfies e é rico – mas atenção: nem todo rico é coxinha. Ele também pode não ser rico, apenas morar em um prédio neoclássico, ou não ter nenhuma posição sobre nada na vida. Rede social: Instagram. Ícone: blogueiras de moda.
O filhote de Che Guevara
Vai a qualquer passeata e adere a todos os movimentos sociais. Acorda gritando “não vai ter Copa” mesmo depois que a Copa acabou. O mundial de futebol no Brasil? Foi uma alienação, ele brada! Não viu nenhum jogo. Ama a Mídia Ninja. Sempre tem vinagre em casa. Rede social preferida: Facebook, para postar filmes onde apanha, toma bomba de gás e, quem sabe, é preso. Ícone: Edward Snowden.