Viva a barriga positiva Viva a barriga positiva

Viva a barriga positiva

Milhões de fórmulas miraculosas te MANDANDO ter a tal barriga negativa

por Nina Lemos em

Vem chegando o verão. E com ele milhões de fórmulas miraculosas te MANDANDO ter a tal barriga negativa, a barriga da moda. Você não aguenta mais isso. Pois saiba que tem um monte de gente que também não!

Cansada de ver nas capas de algumas revistas que você precisa ter uma barriga negativa, seja lá o que isso signifique? Pois muita gente também está. A imposição desse padrão maluco começa a criar uma reação. Depois que a escritora Clara Averbuck e a jornalista Lelê Siedschlag, meio de brincadeira, postaram em redes sociais fotos de biquíni com a tag #barrigapositiva, centenas de meninas repetiram o gesto e enviaram suas imagens. O material vai gerar um site, o Bodypositive, que ainda não estreou – mas deve ficar parecido com o tumblr Barriga positiva (barrigapositiva.tumblr.com), que exibe as mais variadas espécies de barrigas. Sim, negativa ficava a sua avó! Abaixo, uma conversa com Clara sobre o tema.

Como vocês tiveram a ideia desse projeto? Há uns meses minha gata Esmeraldinha deitou toda linda na minha barriga. Tirei a foto, ficou fofíssima e eu hesitei em publicar, por causa da barriga que aparecia. Aí me toquei que publicar a foto seria libertador. Dias depois surgiu o tumblr com o mesmo nome. Quer dizer, tinha mais gente incomodada com essa maluquice. Um tempo depois, eu e minha amiga Lelê tiramos fotos no banheiro e postamos com a hashtag #barrigapositiva.

Vocês esperavam essa repercussão? Foi incrível. A pressão sobre as mulheres é tanta que uma coisa aparentemente boba, como uma foto assumindo um corpo fora dos padrões, causa uma pequena revolução.

Por que você acha que a propaganda da tal barriga negativa atinge as pessoas? É um absurdo que vem fantasiado de algo saudável, como “fitness”. Mas não é. As pessoas têm ÓRGÃOS, não dá pra ser saudável e ter barriga negativa. 

Arquivado em: Tpm / Comportamento